Luís Simões aumenta produtividade logística

02 julho 2018
3min.

O operador logístico apresenta o seu novo Relatório Anual de Sustentabilidade, com foco na inovação e digitalização como motores do crescimento sustentável. 

lsi

A Luís Simões (LS), operador logístico de referência na Península Ibérica, apresentou o seu novo Relatório Anual de Sustentabilidade, onde a inovação, digitalização e o forte compromisso para com a tecnologia assumem especial relevância no plano de desenvolvimento sustentável da empresa.

Para a LS, a formação, segurança e eficiência energética são alguns dos principais focos no que respeita ao tema da sustentabilidade. A aposta na eficiência com o objectivo de melhorar a qualidade do serviço, colocando as pessoas no centro da linha de ação, orientou a actividade da LS ao longo do seu percurso de 70 anos. Nesse sentido, a aposta em tecnologias inovadoras, como o novo sistema Pick To Light, permitiu à LS melhorar os índices de produtividade no processo logístico de preparação no canal de venda directa, impactando positivamente as condições de trabalho dos seus profissionais e, portanto, a sua saúde, ao reduzir o esforço físico na preparação de pedidos.

O projecto, desenvolvido e implementado durante o ano de 2017, consistiu na implementação de um sistema Pick To Light que tem como suporte físico 3 carts formados por 12 slots com dispositivos luminosos. Desta forma, o sistema permite a preparação simultânea de 12 pedidos, ou seja, uma redução do tempo de preparação, obtendo um maior número de pedidos num único processo. O sistema funciona com o suporte de um novo software que permite agrupar esses 12 pedidos por meio de algoritmos específicos. Paralelamente a esta operação, foi adquirido um equipamento de leitura por radiofrequência, denominado ring scan, que colocado numa das mãos do operador permite o uso de ambas as mãos na preparação do pedido. Assim, o resultado da implementação deste projeto consiste na melhoria da produtividade dos operadores na preparação dos pedidos, reduzindo o tempo e a consequente diminuição do número de movimentos repetitivos desnecessários, e uma redução nos erros na preparação.

O teste de resistência do projecto foi realizado durante a campanha de Natal, um dos principais picos de vendas do ano, obtendo uma resposta muito positiva: a preparação de mais de 400 guias diárias na maior parte dos dias. Por outro lado, os profissionais que fazem parte da empresa são outro eixo fundamental para a LS. No ano passado, na Luís Simões realizaram-se mais de 30.000 horas de formação, orientadas em particular para a qualidade do serviço, na segurança dos seus colaboradores e na responsabilidade destes e da empresa para com o meio ambiente. A sustentabilidade como um eixo transversal da estratégia de negócio da LS torna-se assim um fator competitivo. Da mesma forma, a implementação de processos operativos mais adequados aos novos canais de consumo, centrados na redução do consumo de materiais, como o papel e cartão; bem como o compromisso com os seus profissionais e com o ambiente, fazem da Luís Simões um elo de diferenciação na cadeia de valor dos seus clientes, proporcionando a qualidade e a flexibilidade de que necessitam nos seus maiores picos de actividade.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.