Prémios Logiconomi
Logiconomi é a palavra que a Toyota Material Handling usa para descrever a sua uma forma de pensar, em termos de processos lean, eliminação de desperdícios e maximização da eficiência, com vista à redução de custos. Tudo com a ajuda da inovação e colaboração com parceiros que partilham do mesmo objectivo.
Parte desta abordagem é o programa de prémios Logiconomi para estudantes, destinado a incentivar o pensamento inovador, jovem e novo para o manuseamento de materiais. Este ano foi realizada, a terceira edição do Concurso de Design Logístico da Toyota, e a primeira edição do Desafio de Engenharia Logística da Toyota.
Mantendo o pensamento no futuro e levando em consideração as tendências do sector, os participantes são incentivados a manter a herança e a inovação da Toyota como inspiração.
Concurso «Toyota Logistic Design»
Lançado pela primeira vez em 2014, o concurso de design foi iniciado para abrir um diálogo com jovens designers e receber ideias inovadoras. Esta terceira edição, foca-se na tendência dos consumidores tomarem decisões online, e comprarem online cada vez mais. Com o comércio eletrónico a tornar-se norma, o tempo de entrega rápido revela-se uma prioridade absoluta, mas nem sempre uma realidade, devido a fatores subjacentes, como o tráfego.
Com o tema “Distribuição de encomendas, junta-te à revolução”, os estudantes de design foram desafiados a abandonar a ideia da cadeia de abastecimento tradicional e apresentar uma solução rápida, sustentável e revolucionária que facilite a entrega direta e otimize esta última etapa para os clientes.
O design vencedor foi o AL.PACKER, de Hannah Rayner e Matt Putman (Universidade de Loughborough, Reino Unido), um aplicativo que fornece uma solução socialmente sustentável para a entrega de encomendas ao cliente. Abandona a cadeia de abastecimento tradicional e introduz um terceiro stakeholder micro-empreendedor que detém a garantia de aceitar a entrega. O cliente final passa a ter a possibilidade de coletar a encomenda quando e onde desejar, o que aumenta a comunicação, a confiança e a satisfação entre cada parte interessada.
O segundo lugar foi para o CIPS (Combined Infrastructure Parcel Service) desenhado por Paul Pötzelberger e Mohammad Moradi (Kunsthochschule Berlin-Weissensee, Alemanha). O conceito oferece uma solução de entrega alternativa, usando o serviço de transporte público, como rede subjacente para fornecer um serviço de entrega local mais rápido e eficiente. O Toyota Bee de David Wolter (Universidade de Lund, Suécia) alcançou o terceiro lugar com seu sistema HIVE, que consiste na colaboração entre pequenas unidades designadas de ‘ABELHAS’ e pontos de controlo móveis.
Ainda com um número recorde de 1312 votos, o Prémio do Público foi entregue a Gamaru, uma solução de carga inteligente apresentada por Edgar Andres Sarmiento (Instituto de Arte Aplicada e Design, Itália).
Concurso «Toyota Logistic Engineering»
Após o sucesso do “Toyota Logistic Design Competition”, a Toyota Material Handling convidou estudantes de engenharia suecos para criar soluções inovadoras, mas viáveis, para o design vencedor da segunda edição: o FLOCK. O FLOCK desafia as soluções totalmente automatizadas a poderem trabalhar em conjunto autonomamente, de uma forma que os empilhadores movimentados por operadores não conseguem.
Os estudantes de engenharia foram convidados a trazer novas ideias em termos de Navegação e Posicionamento, Montagem e Função de Componentes, Mecanismos de elevação, Fornecimento de Energia e Rede do FLOCK. Basicamente, preencher a lacuna entre conceito e implementação.
O projecto vencedor, o Woodpecker, foi a solução que o júri estava à procura. O projecto de Mattias Barrklev e Oskar Brännström (Universidade de Linköping) é compacto e muito técnico, baseado em cálculos exatos, tendo o sistema total de manuseamento de materiais em mente. “Para além disso está alinhado com as tendências actuais, em termos de automação e conectividade, e está próximo de um nível para industrialização.