Através da aplicação móvel, os colaboradores da CHEP podem identificar as paletes perdidas e solicitar a sua recolha. Além de apoiar a economia circular e os benefícios de sustentabilidade que a devolução implica, por cada palete recolhida, a CHEP faz uma doação à Associação Crescer e Ser – Casa da Encosta, apoiando o Centro de Acolhimento Temporário da organização. No ano passado, apesar das restrições de mobilidade resultantes da COVID-19, a CHEP conseguiu recuperar bens que ascenderam a 2 500 euros em donativos.
Ana Paula Sardinha, Country General Manager da CHEP, afirma que “esta iniciativa tem uma dupla função, espelhando, por um lado, o valor de sustentabilidade da nossa marca ao querer reaproveitar matéria prima que se encontra perdida entre as várias cadeias de abastecimento dos nossos parceiros e, por outro, o sentido de comunidade, doando um montante final a uma organização de solidariedade social local.”
Em 2021, o valor doado pela CHEP contribuiu para a Casa Acolhimento Residencial da Associação CrescerSer – uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem atualmente 6 Casas residenciais que acolhem Crianças e Jovens em risco. A CrescerSer tem ainda como objetivos promover, organizar e dinamizar serviços comunitários de apoio à criança, ao jovem e à sociedade familiar. Ao longo do seu trabalho, a organização dinamiza a formação especializada nas áreas de proteção, acolhimento e acompanhamento, a técnicos ligados à problemática das crianças e jovens em perigo.
A Casa da Encosta é uma das 6 residências da CrescerSer e situa-se em Carcavelos. Acolhe 12 crianças dos 0 meses aos 12 anos de idade e foi construída de raiz pela Câmara Municipal de Cascais. Esta Associação recorre ao apoio da comunidade de modo a poder proporcionar educação, cuidados de saúde, bem-estar e segurança às crianças e jovens acolhidos.
O valor angariado pela CHEP será utilizado para colmatar algumas das necessidades recorrentes, tais como bens alimentares, higiene pessoal e limpeza e material escolar.
Maria de Fátima Serrano, Secretária Geral da CrescerSer da Casa da Encosta, revela que “a contribuição da CHEP tem sido fundamental ao longo destes últimos anos, na medida em que permite suprir as necessidades diárias destas crianças. Esta colaboração estreita entre a CHEP e a Casa da Encosta, que se mantém já há largos anos, sedimentou uma relação especial que se define pelo olhas atento a cada uma das nossas crianças.”