AD
AD
AD
AD

Garland reforça posição no Leste Europeu

26 outubro 2021
2min.

A República Checa passa a contar com novo serviço de carga completa com saídas diárias e de grupagem com saídas bi-semanais.

---

Composta por países industrializados e uma das zonas mais beneficiadas pelos fundos europeus, a Europa de Leste tem registado crescimento económico. Considerados os países pobres do continente, a entrada na União Europa, em 2004, tem potenciado as suas economias. As exportações nacionais para os países eslavos ocidentais têm vindo a aumentar e, face à maior procura, o Grupo Garland, um dos principais players nacionais no sector da logística, transportes e navegação, decidiu reforçar a sua oferta para esta zona do globo, criando uma linha de transporte terrestre entre Portugal e a República Checa/Eslováquia.

De acordo com o INE, a República Checafoi o 21º cliente das exportações portuguesas de bens em 2020, ocupando a 17ª posição ao nível das importações. O número de transações comerciais entre Portugal e a República Checa cresceu 15% no sentido da exportação, entre 2017 e 2019, e 33% nas importações.

Para este mercado, além das saídas diárias de camiões completos, o novo serviço de grupagem da Garland conta com saídas bissemanais para exportação e uma saída semanal no sentido de importação. O tempo de trânsito é de quatro a seis dias úteis.

Segundo Luís Ribeiro, director comercial nacional da Garland Transport Solutions, empresa do Grupo dedicada ao sector dos transportes, no último ano, o número de solicitações de serviços para a Europa de Leste cresceu cerca de 5%, mesmo em contexto de pandemia.

Os principais grupos de produtos transacionados entre Portugal e a República Checa são máquinas e aparelhos, veículos e outro material de transporte, plásticos e borracha, têxteis e produtos químicos.

“São países para os quais se perspectiva um grande crescimento económico e cujas transações comerciais com Portugal têm aumentado. Além de uma localização estratégica no contexto europeu, que vem ao encontro da nossa aposta em manter a capilaridade nesta geografia específica, as principais mercadorias transacionadas inserem-se em setores que consideramos essenciais para o nosso crescimento”, explica Luís Ribeiro, que espera anunciar nos próximos meses novas soluções para os clientes com atividade e interesse no Leste Europeu.

 PR


Tags

Recomendamos Também

AD
AD
Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.