Luís Simões tem certificação de Armazém de Produtos Ecológicos

17 junho 2021
5min.

O operador recebeu a certificação no seu Centro de Operações Logísticas (COL) de Guadalajara, convertendo-se assim num dos recetores autorizados a importar este tipo de produtos na União Europeia

---

 

Garantir uma produção sustentável, de qualidade e respeitadora do meio ambiente deveria ser, nos dias de hoje, um dos principais objectivos de todo o tipo de empresas, especialmente das agrícolas. A agricultura ecológica é, segundo a Greenpeace, aquela que “assegura uma agricultura salutar e uma alimentação saudável para o presente e o futuro, uma vez que protege o solo, a água e o clima, promovendo a biodiversidade sem poluir o meio ambiente com produtos agroquímicos nem o cultivo de alimentos transgénicos”.

Graças ao empenho nesta área, a Luís Simões, operador logístico de referência na Península Ibérica, obteve a certificação de Armazém de Produtos Ecológicos no seu Centro de Operações Logísticas (COL) de Guadalajara, localizado no polígono industrial Puerta Centro – Ciudad del Transporte. Este selo reconhece as empresas que cumprem as normas de sustentabilidade, e garante que os produtos com os quais trabalham têm origem em agricultura ecológica.

A certificação, com validade europeia, assegura que todos os pontos da cadeia de abastecimento, desde a produção até à chegada ao consumidor final, cumprem os critérios de produção ecológica. O Centro da Luís Simões converte-se, assim, num armazém de receção de qualquer importação de produtos ecológicos de fora da União Europeia. Este COL foi autorizado pela Comissão Europeia e registado no sistema TRACES (Trade Control and Expert System) como prova do cumprimento destes requisitos nas suas operações. O operador logístico será, anualmente, submetido a uma auditoria independente que permitirá renovar esta certificação.

“Ter o privilégio de poder receber importações de produtos ecológicos para a União Europeia dá-nos uma vantagem competitiva na área da logística, e é mais um passo na nossa missão de alcançar um futuro logístico mais sustentável,” comenta Pedro Ventura, Processes and Compliance Director da Luís Simões. “Este certificado implica a responsabilidade e o compromisso de que cumpramos a legislação nesta matéria, assim como junto dos nossos consumidores e clientes.”

Operações de confiança

O novo selo obtido pela Luís Simões confirma as boas práticas da empresa no armazenamento de produtos ecológicos, através de operações que garantem a proteção do meio ambiente. Para além disso, certifica que no armazenamento dos produtos foi garantida a preservação da biodiversidade, a não utilização de produtos químicos sintéticos nem de Organismos Geneticamente Modificados, e ainda o respeito pelos ciclos naturais e o bem-estar animal.

Esta certificação soma-se a outros reconhecimentos que o operador logístico tem conseguido alcançar graças ao seu constante compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Recentemente, a empresa obteve a certificação IFS Logistic, também no COL de Guadalajara, pelo bom desempenho na distribuição de produtos alimentares durante a pandemia. De igual forma, a Luís Simões foi incluída no Top 10 do Prémio de Sustentabilidade da Nestlé, e em 2019 obtivera também a certificação de Boas Práticas de Distribuição de Medicamentos (GDP) para o seu Centro de Operações Logísticas de Cabanillas del Campo (Guadalajara).

Para além disso, os centros de Cabanillas del Campo e do polígono industrial Puerta Centro – Ciudad del Transporte contam com a certificação LEED, concedida pelo Green Building Council dos EUA, por serem edifícios eficientes em termos de energia e utilização de recursos.

“Todas as empresas têm uma grande responsabilidade para com a sociedade, começando pelo respeito e a preservação do meio ambiente. Somos uma empresa empenhada neste sentido, e há muito tempo que trabalhamos para garantir o correto abastecimento de produtos ecológicos e para cumprir os mais elevados padrões de sustentabilidade,” conclui Pedro Ventura.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.