O Grupo aumentou as suas receitas em 5,5% em relação ao ano anterior, para 66,8 mil milhões de euros no exercício de 2020. O crescimento da receita orgânica alcançou um crescimento ainda mais significativo de 8,5%. Este crescimento foi impulsionado sobretudo pelo crescimento do e-commerce, que contribuiu para um aumento considerável do volume de entregas expresso. O lucro operacional (EBIT) aumentou 17,4% em 2020 para valores superiores a 4,8 mil milhões de euros. Desta forma, o Grupo superou significativamente a sua meta de lucro anterior, que estava entre os 4,1 e os 4,4 mil milhões de euros.
Para o ano financeiro de 2021, o Grupo prevê um aumento significativo do EBIT para mais de 5,6 mil milhões de euros. Esta previsão é suportada no pressuposto de que o e-commerce continuará a crescer ao longo deste ano. Também se espera que o comércio mundial acentue a sua recuperação durante 2021, levando a um aumento das actividades globais de logística.
As despesas, em todas as divisões do Grupo totalizaram os 3 mil milhões de euros no último exercício. O Grupo Deutsche Post DHL gerou um fluxo de caixa significativamente maior de 2,5 mil milhões de euros em 2020 (2019: 900 milhões de euros), aumentando assim a força financeira do grupo. Para 2021, o Grupo prevê um fluxo de caixa livre de cerca de 2,3 mil milhões e uma despesa bruta a rondar os 3,4 mil milhões de euros. Estes investimentos concentram-se na modernização da frota aérea da DHL Express e na expansão da infraestrutura de encomendas nacionais e internacionais, para responder de forma eficiente ao aumento da procura, e ainda na contínua transformação digital do Grupo.
O Grupo Deutsche Post DHL actualiza anualmente os seus objectivos financeiros de médio prazo. Com a apresentação do relatório anual, o Grupo alargou a sua orientação para 2023; em Janeiro, a empresa tinha aumentado as metas de médio prazo previamente anunciadas para o período até 2022, tendo em conta o seu desempenho positivo no negócio.
O EBIT deverá aumentar para mais de 6,0 mil milhões de euros em 2023. O Grupo prevê gerar um fluxo de caixa livre acumulado de 7,5 a 8,5 mil milhões de euros entre 2021 e 2023 (previsão anterior para 2020-2022: mais de 6 mil milhões de euros). A despesa acumulada de capital (capex) no período de 2021 a 2023 deverá variar entre 9,5 e 10,5 mil milhões de euros (previsão anterior para 2020-2022: cerca de 9,5 mil milhões de euros).
Sustentabilidade: compromisso com o ambiente e com a sociedade; a eficiência do CO2 aumentou
O Grupo Deutsche Post DHL fez progressos significativos em 2020, não apenas nos seus resultados financeiros, mas também em termos de proteção ambiental, eficiência e CO2 e responsabilidade social.
Ambiente: O Grupo progrediu no seu objetivo de aumentar a eficiência do CO2 em 50% até 2025, particularmente pela modernização da frota aérea da DHL Express. O índice de eficiência de carbono subiu 37 pontos em 2020 (2019: 35 pontos de índice) em relação a 2007, o ano base.
Social: O Grupo Deutsche Post DHL tinha cerca de 570.000 colaboradores no final de 2020. Ao assegurarem as cadeiras de abastecimento, a manutenção do fluxo de mercadorias e o transporte das vacinas COVID-19, os colaboradores transportaram o propósito do Grupo – “Conectar pessoas, melhorar vidas” – diariamente. A satisfação dos colaboradores aumentou no ano passado para 82% (2019: 77%). A empresa foi mais uma vez reconhecida como um empregador de preferência pela "Top Employer" e pelo "Great Place to Work".
Gestão: A gestão do Grupo assegura que todas as actividades cumprem as leis e regulamentos nacionais, normas éticas e diretrizes internacionais. Valores como integridade, transparência, igualdade de oportunidades e responsabilidade estão salvaguardados no Código de Conduta do Grupo e especificados no Código de Conduta do Fornecedor. A aplicação destas políticas vinculativas, continua a constituir a base para atividades empresariais responsáveis.
Express: contínuo crescimento financeiro
A divisão registou um EBIT de 2,75 mil milhões de euros (2019: 2,04 mil milhões). Este valor resulta do crescimento do negócio expresso internacional (TDI), que teve um crescimento de 8,7% em 2020, sobretudo devido aos valores acima da média registados no segundo semestre do ano. A DHL Express conseguiu aumentar ainda mais a eficiência das suas transações e deslocações, que se traduziu num valor recorde da margem operacional de 14,4% (2019: 11,9%).
PR