A DB Schenker, a empresa líder na gestão e logística da cadeia de abastecimento, continua a expandir a sua rede europeia de transporte. A empresa anunciou recentemente um investimento de 10 milhões de euros num novo centro logístico em Shannon, na Irlanda, demonstrando um forte e contínuo empenho no desenvolvimento da região ocidental do país. O início oficial da construção ocorreu em Dezembro, com uma cerimónia oficial a marcar o início dos trabalhos, e a conclusão do processo está prevista para o primeiro trimestre de 2022, momento em que a DB Schenker espera poder começar a trabalhar no edifício.
O novo centro logístico ficará localizado perto do Aeroporto de Shannon (SNN) e terá acesso directo à rede rodoviária local, proporcionando um acesso rápido ao corredor ocidental da Irlanda. O terminal irá oferecer aos clientes da DB Schenker uma vasta gama de serviços, incluindo transporte aéreo, marítimo e terrestre, soluções logísticas de carga e outros valores acrescentados.
O novo edifício terá uma superfície de 4.831 metros quadrados e uma altura de 12,5 metros, incluindo um armazém de 3.716 metros quadrados. O centro terá certificação TAPA A, cobertura completa de vigilância por vídeo CCTV, controlo de acesso e monitorização remota, entre outras medidas de segurança.
Uma vez concluída, a instalação estará também em conformidade com as certificações de qualidade ISO 9001, ISO 1400 (proteção ambiental) e ISO 45001 (saúde e segurança). O armazém será climatizado e poderá manter uma temperatura controlada num intervalo de 15ºC a 25ºC, graças a um sistema de aquecimento baseado numa combinação de uma instalação solar térmica e bombas de calor energeticamente eficientes. Todos os sistemas de iluminação serão equipados com LEDs e estações de carregamento para veículos eléctricos. Além disso, o edifício será configurado para poder instalar este tipo de estações para camiões no futuro.
A DB Schenker está também a expandir um terminal existente em Centurion Park, em Tamworth (região de West Midland - Inglaterra). Aqui, a empresa está a investir 3,5 milhões de euros, destinados à ampliação do centro até alcançar 14.214 metros quadrados, com o objetivo de gerar 100 novos postos de trabalho.