Quatro prémios na Toyota Logistic Design Competition

07 janeiro 2021
3min.

A quarta edição da competição contou com cerca de 2400 inscrições de 123 países e foram atribuídos quatro prémios numa cerimónia online.

---

A iniciativa da Toyota Material Handling de lançar um concurso de design para estudantes e licenciados, continua a revelar-se um enorme sucesso.O primeiro lugar foi para Batuhan Yildirin e Sena Tasli, recém-formados na Universidade TOBB de Ancara, na Turquia. A sua sugestão “Mobi” para o desafio futuro do manuseamento de bagagens em aeroportos, é equivalente a uma revolução, ao considerar o manuseamento de bagagens sobrevoar nos aeroportos. O conceito Mobi, vencedor do primeiro prémio, significa que não precisa preocupar-se com a sua própria mala.

O segundo prémio foi concedido a Kevin Wong da California State University, Long Beach, EUA. A sua proposta “Airtro”, é um sistema de carrinho de bagagem automatizado, construído numa plataforma modular movida a energia solar.

“Uliss” ganhou o terceiro prémio para Natthorn Uliss, da King Mongkut’s University em Thonbury, Tailândia. Além de uma aparência incrivelmente inteligente, Uliss é um sistema móvel que oferece a flexibilidade perfeita aos viajantes. 

A novidade mais recente nesta edição foi a atribuição de um Prémio do Público. O vencedor foi Dóra Tarcsi, da Universidade Moholy-Nagy em Budapeste, Hungria. A sua invenção “Locker” foi a seleccionada pelos profissionais participantes no evento Logiconomi da Toyota, que decorreu em Amsterdão, em 2019. 

 

Manuseamento de bagagem. É possível fazê-la voar?

O desafio desta 4ª edição do concurso, consistiu em melhorar o manuseamento de bagagem no aeroporto. Os alunos poderiam abordar o sistema como um todo ou concentrar-se em melhorar um aspecto específico do processo. Este tema está ligado ao negócio da Vanderlande, parceira desta edição. Com 2400 inscrições iniciais em todo o mundo, tanto a equipa da Toyota como a da Vanderlande tiveram sessões de júri muito trabalhosas para chegar aos 10 finalistas. E mais ainda para escolher o vencedor final. 

Uma parceria com a Vanderlande

Esta edição foi encarada com muito entusiasmado, face à parceria com a Vanderlande. Uma experiência encantadora de trabalho em conjunto. É sempre vantajoso unir forças, considerando que a Vanderlande atua numa área de negócios diferente. Foi a primeira vez que a equipa de design e inovação da Vanderlande trabalhou junto com a equipa da Toyota, que realça a inspiração pelas grandes ideias dos participantes, mas também uns dos outros.

Para seleccionar os finalistas, as participações foram divididas em diferentes categorias, tendo-se optado sempre pelas ideias mais concretas e melhor desenvolvidas. Algumas propostas surpreenderam muito pela originalidade, como a do Pingvin e do ULISS. Muitas das ideias criativas envolveram também soluções de reboque.

Devido ao COVID19, não foi possível realizar uma grande cerimónia de atribuição de prémios, tal como em edições anteriores. Porém, os 10 finalistas de qualidade merecem toda a atenção e aplausos e por isso foi organizado um evento online.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.