Luís Simões quer reduzir os tempos logísticos 

27 outubro 2020
4min.

A empresa de logística entende que a redução dos tempos de espera e de carga ou descarga, ou a adequação dos tempos de trânsito são cruciais para se alcançar uma maior produtividade no transporte.

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A Luís Simões, operador logístico de referência na Península Ibérica, reforçou a importância de optimizar as operações de transporte durante o Encontro Virtual de Transporte organizado pela AECOC (Asociación Española de Códigos de Comercio). O encontro, realizado na quinta-feira, serviu para reflectir sobre o futuro dos processos logísticos e sobre os aspectos em que as empresas podem trabalhar para alcançar níveis máximos de eficiência no fornecimento, colocando o foco no contexto actual.

Félix Ávila, Business Project Director da Luís Simões, participou no encontro e partilhou a sua visão sobre como esta nova situação afectou a actividade e a produtividade nos transportes, destacando o papel-chave do operador logístico na redução dos tempos improdutivos. Com um percurso de mais de 20 anos na Luís Simões, Félix Ávila desempenhou diferentes cargos de direcção dentro da empresa, participando activamente na estratégia de crescimento e desenvolvimento do negócio do Grupo.

No evento debateram-se os efeitos da pandemia nos operadores logísticos, num momento em que a situação de confinamento acelerou os hábitos de consumo, originando em consequência um notável aumento do e-commerce.

“Chegámos a registar picos de procura de mais de 123% nas operações de comércio eletrónico, algo semelhante aos níveis da Black Friday ou do Natal. As empresas e os operadores têm-se reinventado para poderem dar resposta a esta nova realidade,” explicou Félix Ávila. 

Neste sentido, ambas as partes tiveram que rever os seus processos e procurar soluções para encurtar os períodos improdutivos, sobretudo tendo em conta que um dos maiores aumentos da procura se verificou nos bens de primeira necessidade, como detergentes, água, conservas em lata e café.

A Luís Simões assinalou os pontos principais determinantes para alcançar a optimização dos períodos: a gestão adequada das slots de carga e descarga, a redução dos tempos no armazém e o fomento do planeamento antecipado.

A constante adaptação ao mercado e a diversificação de serviços contribuíram para o êxito da Luís Simões, como bem demonstra a sua actuação durante a pandemia. A redistribuição de recursos desempenhou um papel fundamental, já que permitiu gerir de forma eficiente a crescente procura.

Para as operações que registaram aumentos de actividade, foram activados novos turnos e ampliados os armazéns. Outra medida adoptada foi a transferência de veículos de umas actividades para outras: camiões que normalmente se dedicavam a operações do sector automóvel passaram a distribuir alimentos.

Neste contexto, Félix Ávila aproveitou para reforçar a importância do papel dos operadores logísticos como parte essencial da cadeia de abastecimento: “Qualquer situação de mudança é sempre uma oportunidade para nos adaptarmos e inovarmos, e é isso que o contexto atual pede. A nova normalidade trouxe novas práticas de consumo e, como peça-chave do puzzle, a cadeia logística deve actualizar-se e oferecer soluções rentáveis que permitam o crescimento sustentável do mercado.”

PR


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