Trata-se de um investimento de 85 milhões de euros, num projecto de três edifícios, onde a automatização de processos assume especial importância.
O complexo, situado no polígono industrial Puerta Centro – Ciudad del Transporte, em Guadalajara, Espanha, é uma solução especialmente adaptada às exigências da logística do comércio electrónico.
Com a entrega desta obra, a Montepino logística já desenvolveu em conjunto com a Luís Simões 200 000 m2 de armazéns logísticos. O complexo ocupa uma superfície total de 91.575m2 numa localização chave e estratégica para o sector, uma vez que está localizado num dos principais centros logísticos da Península. É composto por dois edifícios de utilização logística tradicional que foram entregues em Abril de 2019 e um terceiro edifício totalmente preparado para ser automatizado, entregue em Julho de 2020. Ali será feito o armazenamento e a gestão de mercadorias de empresas multinacionais de renome.
O edifício recentemente entregue é um espaço único, pioneiro a nível tecnológico, construído para ser 100% automatizado e que dispõe de um silo de armazenamento autoportante. Os parâmetros de qualidade da construção estão adaptados às necessidades do sector, permitindo o carregamento de Gigaliners e incluem, entre outras coisas, um sistema de combate a incêndios de última geração para garantir a segurança da empresa e dos seus colaboradores.
Este é, definitivamente, um centro de operações especialmente adaptado às exigências do segmento de produtos de grande consumo, contando ainda com áreas especialmente pensadas e concebidas para que cumpram os requisitos da logística do e-Commerce, bem como para operações de Reworking e Copacking. Os edifícios construídos pelo maior promotor logístico “chave-na-mão” em Espanha contam com o melhor desempenho no setor logístico: ganham em altura para aumentar a sua capacidade de armazenamento, assegurando ao mesmo tempo a sua sustentabilidade. Desta forma, a Montepino reforça a ligação com os seus clientes e reforça o seu compromisso para com o ambiente.
De facto, o novo centro logístico da Luís Simões em Guadalajara recebeu a certificação LEED Silver do US Green BuildingCouncil, que avalia as construções com um consumo de energia sustentável e altos níveis de eficiência e conforto.
Tudo isto faz com que esta seja uma plataforma que permite aos utilizadores fornecerem um serviço mais eficiente e com menor impacto ambiental, na vanguarda da inovação, segurança e sustentabilidade do sector.
O conjunto, desenhado à medida pela Montepino para se adaptar às necessidades da Luís Simões, fará da empresa portuguesa uma das mais eficazes e eficientes do mercado logístico espanhol. De acordo com Juan José Vera, director geral da Montepino, “a entrega desta obra serve para consolidar a liderança da empresa no seio do sector logístico”.
O novo HUB, cujo projecto exigiu uma grande capacidade técnica devido ao seu caráter ambicioso, foi possível graças à equipa multidisciplinar da Montepino, composta por diversos profissionais dos campos da arquitetura, engenharia civil e engenharia de instalações. Muito do seu sucesso reside também na relação de confiança entre a Montepino e a Luís Simões, que trabalham em conjunto há mais de cinco anos para alcançar os seus objectivos.