A ID Logistics, um dos principais operadores logísticos a nível europeu, apresentou os resultados do segundo trimestre de 2020, que terminou com vendas de 776,6 milhões de euros.
Para Eric Hémar, Presidente e CEO da ID Logistics, este “primeiro semestre de 2020, marcado pela crise sanitária de Covid-19, a ID Logistics conseguiu manter o crescimento dos negócios e um bom desempenho comercial. Após um primeiro trimestre de 2020 com um forte crescimento nas vendas, o segundo trimestre ilustrou a resiliência do nosso modelo de negócio. A diversidade do nosso portefólio, a equilibrada presença internacional do Grupo e o compromisso das nossas equipas, permite-nos manter as receitas estáveis”.
A ID Logistics resistiu bem à crise sanitária de Covid-19 durante o segundo trimestre de 2020 muito devido ao seu portefólio de clientes, principalmente nos sectores alimentar e e-Commerce. Também a sua diversificada presença geográfica, permitiu manter as vendas estáveis no último trimestre, que se cifraram em 384,1 milhões de euros (-0,6% em comparação com 2019).
Em França, a ID Logistics registou uma queda de 5,9% nas vendas no segundo trimestre de 2020, para 170,6 milhões de euros. Após as medidas de confinamento, a actividade em Abril caiu 13,5% em relação ao ano passado, a queda foi particularmente acentuada em Maio (-7,3%) e a dinâmica das vendas recuperou em Junho (+3,2%).
Contudo, as receitas internacionais do segundo trimestre de 2020 cresceram 4,1% para 213,5 milhões de euros. Após um mês estável em Abril (-0,2%) e um mês ligeiramente mais dinâmico em Maio (+1,6%), o crescimento acelerou acentuadamente em Junho para +11,0%.
Este desempenho inclui um efeito cambial geralmente desfavorável, principalmente na América Latina, e uma mudança no escopo da consolidação devido ao fim das operações na África do Sul, em Setembro de 2019, e à consolidação das actividades da Jagged Peak, em Dezembro de 2019, nos Estados Unidos. Excluindo estes factores, a queda nas vendas líquidas foi limitada em 0,2% durante o trimestre.
O forte crescimento registado no primeiro trimestre de 2020, combinado com a resiliência do segundo trimestre de 2020, permitiu a ID Logistics registar um crescimento de 4,3% nas vendas para 776,6 milhões de euros no primeiro semestre de 2020. Durante este período, o Grupo iniciou 10 novas plataformas (três em França e sete internacionais), em linha com o plano de negócios inicial.