A tecnologia que envolve o uso de modelos digitais que tem como objectivo gerir ativos físicos, já se encontra estabelecida em alguns sectores e tem potencial para melhorar as operações de logística.
Um digital twin é uma representação virtual de algo físico que monitoriza e simula o estado físico e o comportamento desse mesmo objecto. A cópia digital está continuamente ligada ao objecto físico e vai sofrendo actualizações para reflectir as mudanças do mundo real. Aplicados a produtos, máquinas e até mesmo a ecossistemas corporativos, os digital twins podem revelar insights do passado, otimizar o presente e até prever o desempenho futuro.
Matthias Heutger, Senior Vice President, Global Head of Innovation & Commercial Development da DHL explica que “Os digital twins oferecem recursos incomparáveis para localizar, monitorizar e diagnosticar ativos. Estes vão mudar as cadeias de fornecimento tradicionais, com uma variedade de opções que facilitam a tomada de decisões baseada em dados e colaboração, processos de negócios simplificados e novos modelos de negócios. Estamos empenhados em trabalhar com os nossos clientes e parceiros para explorar em conjunto as diferentes aplicações desta solução na nossa indústria” e refere ainda que “O mercado de digital twins deve crescer mais de 38% por ano, ultrapassando a marca dos 26 mil milhões de dólares até 2025”.
O Relatório de Tendências: “Digital Twins na Logística - Uma perspectiva da DHL sobre o impacto dos digital twins na logística” está disponível para download gratuito aqui.
P.R.