A Semana Europeia da Mobilidade da Ecomood promete superar expectativas com mais de 30 dias de atividades em todo o país, numa agenda que vai muito além do habitual. Oeiras volta a ser o epicentro da programação, em colaboração com a Parques Tejo, mas este ano a iniciativa estende-se também a Loures, Loulé e à União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela. Pelo meio, os participantes ainda vão acompanhar a travessia de Portugal da COP30 Bike Ride, um dos pontos altos do calendário.
O arranque será marcado por quatro edições consecutivas do formato Green Experience, que alia sensibilização prática à diversão. Nestes eventos, o público poderá experimentar soluções de mobilidade sustentável, como as bicicletas elétricas da Unfuel, a Maria Bike e as sempre aguardadas EcoVoltas Ecokart.
No domingo, dia 14, São João da Talha recebe um programa especial com debates, um desfile de moda ciclo-sustentável e até uma emissão de rádio ao vivo. Já em Oeiras, na terça-feira, dia 16, a abertura oficial inclui um debate com especialistas e responsáveis municipais, além da apresentação de um primeiro diagnóstico da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) sobre acessibilidade às infraestruturas da Parques Tejo.
No dia seguinte, 17 de setembro, a programação será dedicada à mobilidade reduzida, em parceria com a APD, Pedalar Sem Idade, Crisanima e a PTPICKLE – Associação Pickleball de Portugal, que dinamizará um torneio de pares mistos. Nesse mesmo dia decorre a 3.ª edição do premiado “Limpar o Tejo de Bicla”, em articulação com escolas, jovens ativistas da Zero Waste Youth e o conhecido Andreas Trash Traveler. A atividade coincide com o Dia Internacional da Limpeza Costeira e desafia os participantes a recolher resíduos, transformando-os em peças artísticas para os Trash Art Awards.
O programa segue intenso:
18 de setembro: Caminhada Sénior em Bucelas (Loures), workshops “Mural do Clima” em Oeiras e estreia das EcoVoltas em Vendas Novas.
19 de setembro: início da Escola de Mobilidade em Oeiras e três dias de EcoVoltas em Loulé, integradas na Feira de Ambiente e Vegan do Algarve.
20 de setembro: peddy paper sustentável em Frielas, promovido pela Câmara de Loures.
22 de setembro: Dia Europeu Sem Carros, com o lançamento do concurso de fotografia “Mobilidade em Foco Para Tod@s”, um Park(ing) Day em Linda-a-Velha, debates sobre inclusão e mobilidade no feminino, e várias atividades ao estilo Green Experience.
A programação prolonga-se até outubro. O Kidical Mass de Oeiras decorre a 3 de outubro, enquanto a 8.ª edição do Kidical Mass da UFSSB encerra oficialmente as comemorações, no dia 11.
Além da sensibilização ambiental, muitos eventos terão caráter competitivo, oferecendo prémios de parceiros como a Unfuel, Mind the Trash, Hotel D. Luís (Elvas), Cooltra, Terra Botanicals, Elk Sport, PTPICKLE e Trash Travelers.
As inscrições já estão abertas para várias atividades, como o torneio de pickleball (17 de setembro, Liceu de Oeiras), a caminhada sénior em Bucelas (18 de setembro) e o peddy paper em Frielas (20 de setembro). Para o concurso de fotografia, as candidaturas arrancam apenas a 22 de setembro.
A Semana Europeia da Mobilidade 2025 promete, assim, não só reforçar a consciencialização para alternativas de transporte mais sustentáveis, como também envolver a comunidade em experiências criativas, inclusivas e memoráveis.
Informações: Vá sabendo mais nas páginas do Facebook e Instagram EcoMood Portugal, Ecokart Portugal, Econversas e #SustainableMotorsports. Encontre-as todas em https://linktr.ee/ecomoodportugal. Para mais informação e outros conteúdos, pode contactar para o email [email protected].