AD
AD
AD
AD

MTS e Shift4 facilitam validação com cartões contactless em viagens

30 julho 2025
5min.

Com a tecnologia da Shift4, os utilizadores do Metro Sul do Tejo podem validar viagens com cartões Visa ou Mastercard, sem necessidade de bilhetes pontuais, bastando apresentar o cartão de débito ou crédito.

---

A Metro Transportes do Sul (MTS), empresa que explora o sistema de metro ligeiro na Margem Sul, e a Shift4 (NYSE:FOUR), líder global em tecnologia de processamento de pagamentos, anunciam hoje a implementação de uma nova solução tecnológica que permite aos utentes validar as suas viagens apenas com um cartão de pagamento contactless. Este projeto representa um passo significativo na modernização do sistema de transportes da Área Metropolitana de Lisboa, particularmente nas regiões servidas pela MTS (Almada e Seixal).

Com esta solução, os utilizadores do Metro Sul do Tejo já podem utilizar os seus cartões ou dispositivos contactless como título de transporte, sem filas de espera nem necessidade de adquirirem bilhetes no local, simplificando a experiência diária de deslocação. O pagamento é feito diretamente nos validadores, nos equipamentos em que habitualmente já são validados os títulos de transporte.

A Shift4 desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento desta solução, atuando como ‘enabler’ bancário. A empresa garantiu uma implementação rápida e integrada, simplificando a complexidade dos processos, tanto para o operador de transportes como para os passageiros.

Entre os restantes parceiros que contribuíram para este projeto encontram-se a Axians, marca da VINCI Energies dedicada às TIC e à transformação digital, e um integrador especializado em soluções de mobilidade inteligente e de bilhética eletrónica; e a Switchio, uma plataforma open loop de serviços de pagamento e de backoffice para a emissão de bilhetes, que permite viajar sem problemas com um simples toque num cartão EMV ou numa carteira digital. A combinação destas várias forças foi essencial para entregar uma solução robusta e eficiente para a rede do Metro Sul do Tejo.

“A implementação dos pagamentos contactless nos nossos validadores é um marco importante para a MTS: com a integração da tecnologia EMV, conseguimos simplificar a experiência dos nossos passageiros, permitindo-lhes validar viagens de forma rápida, sem dinheiro físico nem filas para comprar ou carregar bilhetes,” afirmou Tiago Santos, Responsável Comercial da Metro Transportes do Sul. “A Shift4 revelou-se o parceiro ideal para esta evolução tecnológica. A sua experiência e suporte contínuo ao longo de todo o projeto confirmaram que fizemos a escolha certa, e agora podemos garantir uma solução robusta e eficaz para os nossos utilizadores.”

“Esta solução desenvolvida para a Metro Transportes do Sul é uma mais uma prova de que queremos fazer parte da evolução de pagamentos em Portugal, especialmente no que toca à utilização de transportes,” acrescentou Magui Ribeiro, Account Manager Iberia da Shift4. “Estamos orgulhosos com este projeto, que nos permitiu demonstrar, uma vez mais, que apostamos na modernizacao da mobilidade – podendo oferecer uma opcão de viajar de forma descomplicada, através de pagamentos simplificados.”

“A parceria da Shift4 com o Grupo Barraqueiro, através da Fertagus, já trouxera anteriormente a primeira operação de pagamentos contactless para transportes na região de Lisboa. A extensão desta solução à MTS reforça a vontade de ambas as empresas em facilitar a mobilidade através de soluções inovadoras que beneficiem todos os utilizadores, tornando a sua vida mais fácil e confortável,” partilhou Liliana Oliveira, Director Business Development da Shift4.

“Com a introdução dos pagamentos bancários digitais nas soluções de bilhética da Axians fornecidas à MTS, damos um passo em frente no reforço da atratividade dos transportes públicos como pilar central da mobilidade urbana na Área Metropolitana de Lisboa. Também fortalecemos a nossa parceria com o Grupo Barraqueiro e a Shift4, dando continuidade a esta implementação na Fertagus,” afirmou Luís Reis, Business Unit General Manager for Mobility da Axians Portugal. “Na Axians, trabalhamos de forma consistente no desenvolvimento de soluções inovadoras que melhoram substancialmente a qualidade do serviço e a experiência dos passageiros, criando um impacto positivo na sociedade.”

“Este projeto é um exemplo claro de como a cooperação B2B impulsiona a inovação – sem ela, nenhum projeto poderia alcançar verdadeiramente o sucesso,” notou Eduardo Vejarano, Account Manager da Switchio.


Tags

Recomendamos Também

AD
AD
Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.