Maior conferência europeia sobre mobilidade arranca hoje em Lisboa

14 novembro 2022
4min.

Pela primeira vez em Portugal, a TRA 2022 espera receber mais de 2.000 profissionais do setor e o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, preside à cerimónia de abertura da conferência.

---

Até quinta-feira, o Centro de Congressos de Lisboa recebe a 9.ª edição da TRA – Transport Research Arena, a maior conferência europeia de investigação e tecnologia em matéria de mobilidade e transportes.

O evento reúne os principais especialistas nacionais e internacionais do setor para discutir o presente e o futuro da mobilidade. Em debate estarão quatro grandes temas – no primeiro dia, serão discutidas soluções inteligentes e a sociedade; o segundo dia versará sobre a mobilidade verde e a descarbonização; o terceiro dia incidirá sobre infraestruturas inovadoras para a Europa 2030; e o quarto e último dia vai trazer à discussão políticas e economias para uma Europa competitiva.

Temas que darão azo a apresentações e discussões em diferentes formatos, desde Sessões Plenárias – uma por dia, com oradores destacados – a Sessões Estratégicas, que visam fomentam o conhecimento entre agentes do setor. Haverá ainda Sessões Técnicas e Científicas, com a apresentação de trabalhos de investigação, e Eventos Paralelos organizados pelos expositores na área de exposição.

O programa completo da conferência pode ser encontrado AQUI.

“Numa altura em que discutimos o futuro da mobilidade, evocamos em Lisboa a inspiração que no passado nos impeliu a navegar e construir as fundações do processo de globalização. Hoje os desafios são múltiplos, desde a descarbonização à inovação, e a TRA quer promover um debate amplo e integrado com os agentes do setor, envolvendo a sociedade civil e todos aqueles que têm uma palavra a dizer sobre este importante tema para o nosso futuro comum”, referem Luís Maia e Marta Teixeira Pinto, porta-vozes da TRA 2022.

Cerimónia de abertura com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação

A cerimónia de abertura da TRA 2022 terá início às 09:30 do dia 14 de novembro. A sessão contará com uma intervenção inicial do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Às 09:50 falará à conferência a diretora-geral interina da Direção Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia, Signe Ratso.

Seguir-se-á uma mesa-redonda subordinada ao tema “O futuro da mobilidade na Europa”, moderada por Jacki Davis, com a participação de Joana Mendonça (presidente da ANI – Agência Nacional da Investigação), Manuel Nunes (CEO da Siemens Mobility Portugal), Mary Lombardo (vice-presidente de Applied Research & Technology na Collins Aerospace), René Berkvens (presidente da SEA Europe) e Sigrid de Vries (diretora-geral da ACEA – European Automobile Manufacturers' Association).

Visando ser um hub de conhecimento, networking e soluções inovadoras, a TRA 2022 contará com 7.000 m² de área de exposição, nos quais se destaca uma área interativa para projetos inovadores.
Há ainda um espaço dedicado a empresas e entidades nacionais, o Portugal Corner, em que estarão presentes a ANI – Agência Nacional de Inovação, o IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, a Mota-Engil e a PFP – Plataforma Ferroviária Portuguesa.

Neste espaço, marcarão também presença patrocinadores como a CP – Comboios de Portugal, a EMEL – Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, a IP – Infraestruturas de Portugal, a Brisa e a TOMI.

A conferência conta também com outros patrocinadores nacionais e internacionais, incluindo o Turismo de Portugal, o Grupo BMW, a AVL List GmbH e a ACTS/DADSS.

A TRA 2022 é organizada pela ANI – Agência Nacional de Inovação, pelo IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, pelo CEE – Consórcio de Escolas de Engenharia, pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil e pela Magellan Circle – European Affairs Association. É co-organizada em parceria com a Comissão Europeia em colaboração com as plataformas tecnológicas e associações europeias ACARE, ALICE, CEDR, ECTP, ERTRAC, ERRAC, ETRA e WATERBORNE.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.