Frota da STCP cada vez mais “verde”

08 abril 2021
3min.

Desde 15 de março que a STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto conta com mais 21 autocarros movidos a Gás Natural Comprimido, dando continuidade à operação de renovação de frota.

---

A operação de renovação de frota que tem levado a cabo desde Abril de 2018 e que tem como pressuposto garantir a crescente descarbonização da operação.

Estas novas viaturas são as primeiras a entrar em circulação de um lote de 86 adquiridas ao abrigo do II aviso do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), o que permitirá à STCP substituir veículos em fim de vida, com mais de 16 anos, bem como prestar um serviço mais eficiente, em termos económicos e ambientais, e reduzir significativamente as emissões de carbono. Até Outubro de 2021, serão integrados na operação os restantes 60 autocarros movidos a Gás Natural Comprimido, 77% dos quais têm como característica diferenciadora ter o piso totalmente rebaixado.

Ainda ao abrigo deste II aviso do PO SEUR estão abrangidos mais cinco autocarros 100% eléctricos, com autonomia para 350 km, que entram em operação também em Outubro de 2021.

No final do ano, quando o processo de renovação de frota ficar concluído, a maior operadora de transportes públicos da AMP – Área Metropolitana do Porto terá em operação 274 novas viaturas, movidas a gás natural e elétricas. O mix energético da frota, que contabiliza 420 autocarros, será composto por 79% CNG, 5% electricidade e 16% Diesel.

Como resultado da renovação da frota, a STCP tem vindo a reduzir significativamente as emissões de CO2 dos seus veículos. Menos 2 mil toneladas de emissões de CO2 foram propagadas em 2020, comparativamente a 2019. A substituição de viaturas antigas por novas a gás natural e eléctricas e, em 2020 um menor consumo de combustível, graças à diminuição do trânsito, tiveram um papel determinante na obtenção destes valores. Estima-se ainda que a eletricidade, proveniente apenas de fontes renováveis, utilizada na operação e nas instalações da empresa tenha evitado a emissão de 1125 toneladas CO2 no ano passado.

De destacar que, numa primeira fase (entre 2018 e 2020), a STCP, ao abrigo do I aviso do PO SEUR, já havia adquirido 188 viaturas, sendo 173 autocarros movidos a Gás Natural Comprimido e 15 viaturas 100% elétricas, além da instalação de postos de carregamento para veículos eléctricos e implementação de novos postos de abastecimento a gás.

O posto de abastecimento a gás da Estação de Recolha da Via Norte – recentemente aberto ao público – é a maior estação de L-CNG da Europa, em termos de capacidade (armazenagem de Gás Natural Liquefeito e Gaseificação).


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.