AD
AD
AD
AD

AGEPOR e Governo reforçam cooperação no setor portuário

28 outubro 2025
3min.

Mensagem de cooperação marcou o XI Congresso da AGEPOR, que assinalou 25 anos de atividade.

---
António Belmar, Diretor Executivo da AGEPOR, Hugo Espírito Santo, Secretário de Estado das Infraestruturas e João Silva, Presidente da AGEPOR



O XI Congresso da AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, realizado no Hotel Ria Park & SPA, em Almancil, que contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, juntou mais de uma centena de representantes das principais entidades ligadas à economia do mar, num encontro que assinalou também os 25 anos da associação.

O presidente da AGEPOR, João Silva, fez um balanço muito positivo do congresso, sublinhando o elevado nível das intervenções e o alinhamento entre os diferentes agentes do setor em torno de uma visão comum para o futuro. Segundo o responsável, «este congresso mostrou que existe um verdadeiro espírito de cooperação entre os associados, as administrações portuárias e as autoridades públicas. Partilhamos os mesmos desafios e, acima de tudo, a mesma ambição de continuar a modernizar o setor portuário nacional.»

João Silva destacou ainda a importância de manter o setor na vanguarda da inovação e da eficiência, recordando que os agentes de navegação «sempre estiveram na linha da frente da adaptação e da superação de desafios», e que o encontro «deixa uma mensagem de otimismo e confiança no futuro do setor».

Por seu turno, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, apelou à cooperação entre todos os stakeholders do sistema portuário. O governante anunciou a criação de um grupo de trabalho que integrará os responsáveis das Administrações Portuárias, com o objetivo de acelerar a execução do Plano Portos 5+ e concretizar medidas que promovam maior eficiência, sustentabilidade e competitividade.

Sublinhando que «a estratégia para os portos nacionais só será bem-sucedida se for construída em conjunto com quem opera diariamente no terreno», o Secretário de Estado das Infraestruturas destacou a importância de uma governação colaborativa, capaz de garantir «a continuidade operacional, a segurança e o investimento em infraestrutura e digitalização». O governante salientou ainda a relevância de projetos estruturantes em curso nos portos nacionais e reafirmou o compromisso do Governo em «dar corpo à estratégia Portos 5+ com ações concretas e resultados mensuráveis». 

O evento destacou-se pela ampla participação de associados, administrações portuárias e entidades públicas, refletindo a relevância crescente da AGEPOR como plataforma de diálogo e cooperação no setor marítimo-portuário. Os temas do XI Congresso da AGEPOR incidiram sobre a segurança física e cibernética, competitividade económica, geopolítica internacional e os desafios e oportunidades que se colocam aos portos portugueses num contexto global em rápida transformação.

PR


Tags

Recomendamos Também

AD
AD
Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.