"Salicórnia" é o primeiro Ferryboat 100% Elétrico a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por marcas nacionais, para servir uma região portuguesa. Integrará a operação Aveirobus e fará a ligação entre São Jacinto, em Aveiro, e o forte da Barra, em Ílhavo, substituindo o atual navio responsável por esta travessia.
O novo Ferryboat, que será operado pelo grupo Transdev, é o primeiro ferry elétrico da Península Ibérica e terá zero emissões de CO2, permitindo igualmente a redução do consumo energético em cerca de 30%. O projeto foi inteiramente desenvolvido por empresas nacionais, desde a sua concepção ao design, da engenharia à construção (Alma design, Tomás Costa Lima e Verá Navios).
Para Luís Figueiredo, Accionista do Grupo ETE - grupo português que integra o Estaleiro Navaltagus e responsável pela construção da embarcação - "o novo ferryboat elétrico representa um marco, na afirmação das competências e know-how de engenharia, inovação e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da indústria Naval em Portugal. Para além de que reforça o compromisso do Grupo ETE com a sustentabilidade e com a criação de valor para o serviço público."
A cerimónia de apresentação pública e de batismo decorreu hoje (26 de outubro), no Estaleiro Navaltagus, no Seixal e contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, Luís Nagy (Presidente do Conselho de Administração do Grupo ETE), de Luís Figueiredo, (accionista do Grupo ETE), Paulo Silva (presidente da Câmara Municipal do Seixal) e de Jorge Delgado, (Secretário de Estado da Mobilidade Urbana).
Fotos: Eurotransporte