Porto de Lisboa lança Acelerador de Inovação para Economia Azul

23 maio 2023
5min.

O Porto de Lisboa lançou um Programa de Aceleração da Inovação para a Economia Azul, em articulação com o ecossistema de inovação Hub Azul Portugal, no âmbito do Protocolo de Cooperação que assinou hoje com o Fórum Oceano.

---

Com este acelerador, o Porto de Lisboa torna-se o primeiro porto com um programa acelerador da economia azul. O objetivo é criar um ecossistema de inovação capaz de incentivar e escalar tecnologias de relevo nos domínios da digitalização, descarbonização, intermodalidade e circularidade, nas áreas da economia do mar. Este acelerador vai funcionar em associação com a plataforma Hub Azul Dealroom, também lançada hoje pelo Fórum Oceano, e que se assume como a primeira plataforma mundial de negócios da economia azul.

Os protocolos de cooperação que criam as bases destas iniciativas foram hoje assinados na Gare Marítima de Alcântara. Além do acordo assinado entre o Fórum Oceano e a Administração do Porto de Lisboa (APL), esta cerimónia contemplou ainda a assinatura de outros três protocolos de cooperação que o Fórum Oceano fixou com a Caixa Geral de Depósitos, StartUp Portugal e EuroNext Lisbon, bem como dois memorandos de entendimento com o Katapult Ocean, a maior aceleradora mundial de startups da Economia azul, e o Blue Invest Platform, o mecanismo da Comissão Europeia.

Para o Presidente do Conselho de Administração da APL, Carlos Correia, “este é um marco importante para o Porto de Lisboa nos domínios da economia, da inovação, da sustentabilidade e da promoção empresarial. Com o lançamento de um acelerador tecnológico queremos assumir um papel central no desenvolvimento científico e tecnológico ligado ao mar. Somos uma empresa ligada ao mar, num país ligado ao mar e estamos determinados em promover a economia azul, de forma circular e sustentável.”

Carlos Correia esteve na sessão de abertura desta cerimónia, que contou também com o Secretário-geral do Fórum Oceano, Ruben Eiras e a Diretora-Geral da Direção Geral da Política do Mar (DGPM), Marisa Silva. Seguiu-se a assinatura dos Protocolos de Cooperação e Memorandos de Entendimento, e respetivos discursos das entidades signatárias.

O encerramento da sessão ficou a cargo do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, com a cerimónia a ser simbolicamente encerrada com o “toque do sino Euronext” que marca a entrada da plataforma digital Hub Azul Dealroom no mercado.

Sobre o Hub Azul Portugal

O Hub Azul, TC-C10-i01 – Hub Azul, Rede de Infraestruturas para a Economia Azul, inscreve-se no Programa de Recuperação e Resiliência financiado pela Comissão Europeia, sendo o Fórum Oceano a entidade gestora do Cluster do Mar Português certificada pelo Ministério de Economia e Mar e responsável pela criação do modelo de negócio global para o Hub Azul em articulação com o Conselho de Gestão Estratégica do Hub Azul, presidido pela Direção-Geral da Política do Mar.

O Hub Azul tem por objetivo superior estruturar um ecossistema de inovação centrado na descarbonização e na transformação digital da economia azul, tornando-a “mais competitiva, mais coesa, mais inclusiva e mais sustentável”, bem como atrativa para a fixação de investimento privado estruturante.

A rede Hub Azul Portugal é uma rede de sete polos de inovação e empreendedorismo, e de uma Hub Azul School, que reúne empresas, investidores, universidades, institutos de investigação e outras entidades relacionadas com o setor marítimo.

Para isso, o Hub Azul Portugal irá oferecer uma série de serviços e recursos, incluindo espaços de trabalho, programas de aceleração e incubação, acesso a financiamento e investimento, networking e eventos, formação e capacitação, e acesso a tecnologia e infraestrutura de investigação.

A rede integra sete Polos de Inovação instalados nos portos ou zonas portuárias de Leixões (dois polos), Aveiro, Peniche, Lisboa, Oeiras e Olhão, além da Hub Azul School composta pela Escola Náutica Infante D. Henrique e pela rede de centros do FOR-MAR.

A Rede Hub Azul Portugal também vai trabalhar em articulação com entidades similares e entidades parceiras relevantes para o scale-up da inovação tecnológica, tornando-se uma rede nacional e internacional de inovação da economia azul sustentável.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.