CaetanoBus vence concurso da EMT Madrid

23 março 2023
2min.

O operador de transportes públicos da capital espanhola– EMT Madrid – selecionou a CaetanoBus para fornecer 10 autocarros elétricos a hidrogénio, neste que foi o primeiro grande concurso de aquisição de autocarros desta tecnologia para Madrid.

---

A CaetanoBus depois de já ter fornecido autocarros a hidrogénio a alguns dos operadores mais importantes de Espanha, como a TMB (Transporte Metropolitano Barcelona), ALSA, mais recentemente AVANZA, e depois de em 2022 ter vencido os concursos da EMT Tarragona, Guaguas e ITC (Instituto Tecnológico de Canarias) foi agora escolhida pela EMT Madrid, para fornecer 10 unidades do modelo H2.City Gold. Estes que serão os primeiros autocarros a hidrogénio deste operador, serão equipados com a 2ª Geração da Fuel Cell Stack da Toyota.

O modelo co-branded entre a CaetanoBus e a Toyota, o H2.City Gold é um autocarro standard de piso baixo, com carroçaria de alumínio e que a partir de 2024 será equipado com a nova geração da pilha de combustível Toyota com uma potência nominal de 70 kW. A Segunda Geração do Sistema Toyota de Pilhas de Combustível é mais compacta, mais leve e ainda mais eficiente, fornecendo mais densidade de potência, do que a geração anterior. Estes novos módulos de célula de combustível da segunda geração são agora montados na Europa, nas instalações de Investigação e Desenvolvimento da Toyota Motor Europe , em Zaventem, Bruxelas.

Esta encomenda vem impulsionar as vendas do modelo de autocarro elétrico movido a hidrogénio da CaetanoBus, que conta já com mais de 115 unidades vendidas para várias cidades europeias na Alemanha, França, Espanha, Dinamarca e Portugal. Além disso, esta encomenda vem fortalecer a parceria da CaetanoBus com importantes operadores que começam a adotar autocarros elétricos de tecnologia a hidrogénio na Europa, uma vez que a EMT Madrid investiu recentemente 10,8M€ na construção de uma estação de abastecimento de hidrogénio, nas suas instalações em Madrid.

Nuno Lago de Carvalho, Chief Commercial Officer of CaetanoBus, diz: "Espanha é um mercado estratégico para nós e por isso estamos muito orgulhosos por nos tornarmos líderes de mercado ao fornecermos mais 10 unidades do H2.City Gold a outro importante operador como a EMT Madrid. A mobilidade a hidrogénio é fundamental para descarbonizar grandes frotas de autocarros e crucial para combater as mudanças climáticas de forma sustentável.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.