Sunsundegui participa em projeto inovador

09 maio 2022
7min.

O projeto tem como objetivo a redução do consumo dos veículos através da melhoria da aerodinâmica e da otimização do sistema de climatização.

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O projeto foi apresentado na 10.ª Conferência Europeia sobre Sistemas de Energias Renováveis (ECRES 2022), em Istambul, na Turquia, de 7 a 9 de maio, onde estiveram presentes participantes de mais de 40 países.

Com este projeto, a Sunsundegui colabora com os objetivos de descarbonização fixados pela Comissão Europeia, procurando um novo foco para conseguir a redução do consumo dos seus veículos, pela melhoria da eficiência dos seus veículos mediante a utilização da Dinâmica de Fluidos Computacional, também conhecida pelas suas siglas em inglês CFD, Computacional Fluent Dynamics.

Com estas técnicas, a Sunsundegui consegue modelar, simular, analisar e, por fim, otimizar o coeficiente aerodinâmico Cx de toda a gama de produto, introduzindo nos seus modelos o que chamaram de Sistemas de Condução de Fluxo. São sistemas utilizados na energia eólica, veículos de competição ou aeronáutica e que reduzem o fluxo turbulento reconduzindo-o de forma em que as forças de arraste sejam mínimas.

 Proyecto Aerosun-Sunsundegui (1)

A massa é fundamental no consumo dos veículos pesados. Por isso, a Sunsundegui nunca deixou esta característica ao acaso, impondo nos seus desenhos critérios de aligeiramento, nos quais a redução de peso sempre foi uma das premissas fundamentais de desenvolvimento. Estes requisitos de desenho traduzem-se historicamente numa carroçaria muito leve, conseguindo, em alguns casos, reduções de 500 a 1000 kg, de acordo com o modelo, por comparação com outras carroçarias no mercado. Mas, como os bons ciclistas sabem, a leveza excessiva pode levar a estruturas demasiado flexíveis, pelo que para evitar esta perda de rigidez e diminuir os efeitos perniciosos na condução dos veículos, a Sunsundegui desenvolveu o seu próprio método de cálculo por elementos finitos, com o qual, além disso, é capaz de prever os efeitos da fadiga de materiais nas uniões soldadas.

Todas estas tarefas de desenho, análise e validação realizam-se graças ao acordo da Sunsundegui com a Altair desde 2010, para a utilização do software de cálculo pelo Método de Elementos Finitos, Hyperworks, com o qual poderá aprofundar, mais ainda a questão das carroçarias.

Os desafios colocados pelas novas tecnologias de eletrificação empurram os carroçadores a investigar a leveza dos componentes e estrutura com uma abordagem inovadora. Sunsundegui apoia este desafio e propõe uma reconceptualização do desenho da superestrutura, repensar o problema desde o início e investigar cada forma de melhoria até encontrar a solução ideal.

Desta forma, a Conferência, que decorreu entre 7 e 9 de maio em Istambul (Turquia), destacou a capacidade inovadora do construtor de autocarros de Navarra, o seu compromisso com o desenvolvimento de projetos sustentáveis que reflitam o seu compromisso com o ambiente e a projeção internacional da empresa, que está a expandir o seu negócio para outros mercados, como Israel.

O  coeficiente aerodinâmico Cx proporciona uma ideia da resistência que o ar exerce sobre um veículo quando avança dentro dele a uma dada velocidade. Como referido acima, a fim de reduzir o valor deste coeficiente Cx, Sunsundegui está a desenvolver vários sistemas de controlo de fluxo.

As estimativas anteriores apontam para uma redução do consumo de até 6% com a diminuição de um décimo do CX, um valor não considerável se tivermos em conta o consumo anual de um autocarro intercidades e o número de quilómetros realizados por este tipo de veículo. Além disso, estima-se que este valor (6%) se traduz numa poupança aproximada de 10.200€ nos primeiros 400.000 km percorridos.

Este projeto pretende também contribuir para a redução das emissões de carbono dentro dos objetivos definidos pela Comissão Europeia. Desta forma, a redução de peso e as melhorias aerodinâmicas propostas prevêem também uma redução das emissões de CO2 de 6%.

A melhoria do sistema de isolamento é geralmente feita incorporando materiais de isolamento, mas a otimização da configuração destes materiais raramente é analisada. Para realizar esta tarefa complexa, a Sunsundegui está a desenvolver um modelo virtual capaz de simular o equilíbrio térmico entre o veículo e a sua envolvente ao longo de um dia de trabalho. Desta forma, o modelo virtual será capaz de prever qual das configurações de materiais isolantes é ideal para que, por um lado, em  ambientes frios, a perda de calor seja mínima e o isolamento máximo esteja disponível em cenários de calor extremo.

O projeto Aerosun é apoiado por empresas de alto nível tecnológico, comoa Altair ou a Meleta, centros tecnológicos como Gaiker, Naitec ou Idiada e universidades como a UPV/EHU, e é liderado pelo Diretor de Inovação da Sunsundegui, Roberto García Fernández.

Unai Fernández Gamiz, professor do Departamento de Engenharia Nuclear e Mecânica de Fluidos da Universidade Pública do País Basco (UPV/EHU), lidera a equipa de investigação e é o principal arquiteto da publicação do artigo.

A apresentação foi feita online este domingo por Zugatz Ansa, membro da equipa de investigação do departamento de engenharia nuclear da UPV/EHU e também gerente de aerodinâmica e arrefecimento da equipa Formula Student da Faculdade de Vitória-Gasteiz.

 Proyecto Aerosun-Sunsundegui (2)

A ECRES reúne a cada edição investigadores, engenheiros e cientistas naturais de todo o mundo, interessados nos avanços de todos os ramos dos sistemas de energia renovável. Os principais temas são abordados em questões relacionadas com a energia, como eólica, solar, hidrogénio, hidroelétrica, geotérmica, concentração solar, pilhas de combustível, colheita de energia e sistemas de biodiesel, entre outros.

O último evento teve 134 participantes de todo o mundo e tem um interesse crescente entre cientistas e técnicos devido à apresentação de obras de alta qualidade e de ponta e publicações em revistas pós-conferência.

 


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