PRIO aposta na sustentabilidade nas frotas e mobilidade elétrica
Ricardo Santos, Diretor Comercial da PRIO, destacou à EUROTRANSPORTE os cartões PRIO Truck e Fleet, a mobilidade urbana sustentável e os desafios ambientais. Reforçou o compromisso com frotas mais ecológicas e soluções inovadoras para a transição energética no setor.
Qual é a perceção da PRIO sobre a evolução da atividade no setor dos combustíveis em Portugal nos últimos anos?
Ricardo Santos: A PRIO reconhece que o setor dos combustíveis está a passar por uma transformação estrutural, impulsionada por uma crescente exigência dos consumidores por soluções mais sustentáveis e pela necessidade de cumprir as metas de descarbonização. A empresa tem vindo a responder a este desafio através da diversificação do seu portfólio de soluções, reforçando a aposta em biocombustíveis avançados, mobilidade elétrica e produtos mais ecológicos, como o ECO Diesel e o ZERO Diesel B100 e HVO. Esta evolução reflete também a maturação do mercado e a crescente consciencialização ambiental por parte das empresas e consumidores.
Contudo, também identificamos que a componente preço continua a ser fulcral para o consumidor, pelo que, oferecemos soluções acessíveis durante todo o ano.
As frotas empresariais são uma mais valia para os operadores de combustíveis. Confirma-se essa tendência no vosso caso?
Sim, confirmamos essa tendência. O segmento empresarial é uma prioridade estratégica para a PRIO. Desde 2015, temos vindo a reforçar a aposta nas frotas pesadas e ligeiras, através de soluções como os cartões PRIO Truck e Fleet, bem como o apoio técnico às empresas na adoção de práticas mais sustentáveis. O crescimento registado, em especial no segmento das PME, comprova o valor desta aposta e o reconhecimento da mais-valia dos cartões frota na atividade diária das empresas.
Como está atualmente constituída a rede de postos de abastecimento da PRIO? Há planos concretos para a sua expansão a curto e médio prazo?
A PRIO opera atualmente uma rede de mais de 300 postos em todo o território nacional. Este ano, com a aquisição de 55 postos da rede Q8, reforçámos ainda mais a nossa presença no mercado. A curto e médio prazo, pretendemos continuar a crescer, tanto em volume de rede como na diversificação da oferta energética, incluindo combustíveis mais ecológicos e mobilidade elétrica.
CARTÃO PRIO TRUCK
Quais são as principais vantagens associadas ao Cartão PRIO Truck para os clientes empresariais?
O Cartão PRIO Truck oferece um serviço de excelência, com gestores dedicados, com a opção de faturação eletrónica, a preços competitivos, e acesso a uma rede nacional alargada (mais de 300 postos). A adesão é gratuita e sem anuidades, tornando-se numa solução económica, eficaz e transparente.
Atualmente, em que locais pode o Cartão PRIO Truck ser utilizado? Há planos para ampliar essa rede?
O cartão pode ser utilizado em toda a rede PRIO e Shell, cobrindo o país de norte a sul. Com a recente aquisição de novos postos de abastecimento e a expansão contínua da rede, a cobertura continuará a crescer, garantindo maior conveniência para todo o tipo de empresas e negócios. Em breve, o nosso cartão estará também disponível em Espanha, em 12 postos de abastecimento Shell, para além dos dois postos PRIO já operacionais no país vizinho.
Que empresas de transporte podem beneficiar das soluções oferecidas pelo Cartão PRIO Truck? Quais são as vantagens com maior impacto imediato na operação?
Desde grandes transportadoras a pequenas empresas de logística, todas podem beneficiar com soluções adaptadas às suas necessidades e de um portfólio de soluções mais ecológicas onde nos destacamos face à concorrência. As principais vantagens que os nossos clientes destacam são a rapidez do serviço, a facilidade de contacto, a gestão ágil e a A PRIO opera atualmente uma rede de mais de 300 postos em todo o território nacional. Este ano, com a aquisição de 55 postos da rede Q8, reforçámos ainda mais a nossa presença no mercado. A curto e médio prazo, pretendemos continuar a crescer, tanto em volume de rede como na diversificação da oferta energética, incluindo combustíveis mais ecológicos e mobilidade elétrica.
Como é feita a gestão e o controlo dos pagamentos associados ao Cartão PRIO Truck? Existe alguma plataforma digital de apoio?
Sim, todos os cartões PRIO dispõem de acesso a plataformas digitais como o portal My PRIO e a app PRIO.GO. Estes sistemas permitem um controlo total, em tempo real, sobre gastos, histórico de abastecimentos e personalização de limites e utilizadores, simplificando a operação empresarial. Através da app PRIO.GO, por exemplo, é possível abastecer sem necessidade de utilizar o cartão físico, sendo a operação segura e totalmente controlada pelo gestor de tráfego ou responsável da empresa.
MOBILIDADE URBANA
Qual é a visão da PRIO para o futuro da mobilidade urbana em Portugal?
Acreditamos que o futuro da mobilidade urbana passa por soluções sustentáveis, acessíveis e diversificadas. Isso inclui a mobilidade elétrica, mas também soluções como os combustíveis mais ecológicos – no fundo, a transição energética não pode estar dependente de uma única solução, mas sim de um mix de soluções energéticas. Defendemos uma abordagem pragmática e integrada que não comprometa a competitividade económica e que garanta não só uma significativa redução de gases com efeito de estufa, como também uma melhoria da qualidade do ar nas cidades.
Que novas soluções está a PRIO a desenvolver para responder às exigências da mobilidade urbana sustentável? Há projetos em curso nas grandes cidades?
O futuro da mobilidade passará por múltiplas tecnologias sustentáveis que podemos adotar; desde os combustíveis 100% renováveis produzidos a partir de matérias-primas residuais, aos combustíveis com misturas mais ricas, com níveis de emissões de CO₂ significativamente inferiores aos do gasóleo rodoviário e até às novas soluções baseadas em hidrogénio ou na mobilidade elétrica. Este futuro será, sem dúvida, mais verde, mais eficiente e mais tecnológico, e a PRIO continuará na vanguarda, a explorar e a desenvolver soluções inovadoras.
No que às grandes cidades diz respeito, a PRIO tem vindo a expandir a sua rede de carregamento elétrico, com postos de carregamento rápido em áreas urbanas estratégicas. Além disso, investe em parcerias com municípios e operadores para a instalação de soluções de carregamento e incentiva projetos como o Beato Bio Bus em Lisboa – um exemplo de economia circular com combustíveis 100% renováveis – e outros projetos com a Câmara Municipal de Cascais, também na mesma área.
SUSTENTABILIDADE E AMBIENTE
Sendo uma empresa do setor energético, como se posiciona atualmente a PRIO em relação à sustentabilidade e às preocupações ambientais?
A PRIO assume a sustentabilidade como um eixo central da sua estratégia, procurando melhores práticas quer ao nível ambiental, quer ao nível social e de governança.
As preocupações ambientais estão na génese da PRIO e encontram-se presentes quer nos produtos que desenvolvemos e comercializamos quer nos serviços que prestamos aos nossos clientes. A PRIO é líder nacional na produção de biocombustíveis avançados promovendo projetos de bioeconomia e economia circular, sendo considerado um exemplo a nível europeu no setor. A empresa acredita que a transição energética deve ser imediata e acessível, sustentada num mix de soluções que inclui combustíveis mais ecológicos, eletrificação e outras fontes renováveis.
Também ao nível do nosso consumo de água, temos vindo a implementar vários projetos de redução e de reutilização deste recurso tão importante.
Quais são os principais desafios e oportunidades associados à transição energética e às novas fontes de energia?
Os principais desafios são a capacidade de expansão, a viabilidade económica das novas soluções – que exigem grandes investimentos em investigação e desenvolvimento - e a fraca literacia energética da população, que dificulta a adoção informada de novos comportamentos.
Por outro lado, a transição energética representa uma oportunidade única para a inovação, o desenvolvimento industrial e para a valorização de matérias-primas residuais, uma vez que os modelos de negócio baseados em economia circular são cada vez mais valorizados. Defendemos que as soluções mais sustentáveis não devem ser elitistas, mas acessíveis a todos, e a PRIO trabalha todos os dias para garantir isso.
ELETRIFICAÇÃO E FUTURO DAS FROTAS
A mobilidade elétrica começa também a ganhar espaço no transporte de mercadorias. Que planos tem a PRIO para este segmento?
A PRIO está ativamente a expandir a sua infraestrutura de carregamento dedicada a frotas, com soluções personalizadas para o segmento de transporte comercial e pesado. Atualmente, é líder de mercado no fornecimento de energia em espaço público em Portugal e tem como objetivo reforçar essa presença, incluindo em mercados internacionais.
No entanto, reconhece que o setor das frotas enfrenta desafios específicos que não se verificam no segmento dos veículos ligeiros, nomeadamente as limitações na autonomia dos veículos elétricos pesados e as dificuldades de adaptação das infraestruturas de carregamento existentes às exigências operacionais destas frotas.
Que soluções de carregamento elétrico oferece atualmente para frotas de veículos comerciais e sem emissões, tendo em conta as necessidades atuais do mercado?
Oferece carregadores rápidos e ultra rápidos, com energia 100% renovável, acesso a plataformas de gestão e serviços de instalação para empresas e parceiros. A PRIO dispõe ainda do cartão e a APP PRIO Electric, que permite acesso à rede MOBI.E e controlo total de consumos. Entrevista de Eduardo de Carvalho in Revista Eurotransporte n.º 146