O Governo português apresentou ontem, dia 30 de julho, em Lisboa, a Estratégia para os Portos Comerciais do Continente 2025-2035 (aceda aqui à apresentação), conhecida como “Portos 5+”, um plano ambicioso que pretende reposicionar os portos nacionais como infraestruturas competitivas, sustentáveis e conectadas aos desafios logísticos e ambientais globais.
Com um investimento total previsto de 4 mil milhões de euros, dos quais 75% será assegurado por privados, o plano prevê 15 novas concessões até 2035, beneficiando de alterações legislativas que alargam o prazo máximo de concessão de 30 para 75 anos, conferindo maior atratividade e previsibilidade ao setor.
A sessão de apresentação decorreu em Lisboa, com a presença de representantes do setor portuário, autoridades institucionais e empresas estratégicas do setor logístico. A revista Eurotransporte esteve presente no evento, acompanhando de perto os detalhes da nova estratégia que marca uma viragem decisiva para o futuro portuário do país.
Cinco eixos estratégicos
A nova visão para os portos assenta em cinco pilares fundamentais:
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Crescimento das infraestruturas portuárias
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Transição energética e redução de emissões
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Interligação ferroviária e fluvial
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Transformação digital e automação operacional
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Integração urbana, legal e institucional
Metas até 2035
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125 milhões de toneladas de carga movimentada (+50% face a 2023)
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6,5 milhões de TEU (+70%)
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3 milhões de passageiros (+30%)
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Redução de 80% das emissões de CO₂
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100% dos portos digitalizados
Investimentos por área
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Infraestruturas (3.000 M€): novos terminais e modernizações em Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal e Sines
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Conectividade (300 M€): melhorias nos acessos ferroviários e rodoviários, navegabilidade fluvial e plataformas logísticas
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Sustentabilidade (250 M€): eletrificação de equipamentos, abastecimento com GNL, metanol e amónia
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Integração urbana e segurança (300 M€): revisão legal, combate ao comércio ilícito, competências municipais
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Digitalização e automação (70 M€): inteligência artificial, rastreabilidade e portarias inteligentes
"Estratégia com ambição"
Durante a apresentação, o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, destacou que “Portugal tem de colocar os portos no centro da sua estratégia económica”, assumindo o objetivo de competir diretamente com os portos espanhóis. “Temos de ter uma ferrovia capaz, uma rodovia eficiente e uma colaboração estreita com o setor privado. O Estado deve ser facilitador, não um obstáculo”, afirmou.