Tem um mestrado em Engenharia Aeroespacial e um dotouramento em Física e substitui Hugo Santos Mendes na secretaria de Estado das Infraestruturas, onde irá trabalhar com o Ministro das Infraestruturas João Galamba.
Nascido em 1986 em Cascais, Frederico Francisco acompanhava ou representava mesmo Pedro Nuno Santos em todas as iniciativas ligadas à ferrovia nos últimos anos. Em outubro de 2021, Frederico Francisco seria nomeado como coordenador do primeiro Plano Ferroviário Nacional (PFN), documento orientador para estruturar a rede de linhas de comboio até 2050 e que deverá ser aprovado na Assembleia da República em meados de 2023.
Frederico Francisco conta com “mais de uma mais de uma dezena artigos publicados em revistas internacionais com arbitragem científica, um livro técnico publicado por editora internacional e várias publicações em atas de conferências internacionais e apresentações orais por convite”. Nota ainda para os prémios científicos como a Medalha Zeldovich 2018 da Academia Russa de Ciências e a COSPAR (Commission on Space Research).
Mas o novo secretário de Estado não vai tomar apenas conta da área da ferrovia: também terá de lidar com temas como os aeroportos, a rede de estradas, as telecomunicações e ainda os portos. Os assuntos espaciais têm estado sob alçada do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.