Actualidade
11 abril 2020

Motoristas lusos vitimas de tentativa de assalto

Numa altura em que os materiais de protecção individual destinados ao pessoal dos serviços de saúde, segurança, protecção civil, bombeiros e demais pessoal que está na frente de combate ao Covid-19  começam a escassear, o transporte deste tipo de carga começa, igualmente, a ser alvo de cobiça dos “amigos do alheio”. São já vários os relatos de motoristas portugueses que tem sido vítimas de perseguições por automóveis estranhos durante vários quilómetros, cujo objectivo, referem "era o assalto" e consequente roubo da carga.

Outros, parados em áreas de abastecimento de combustível, foram abordados por indivíduos alheios às forças e serviços de segurança dos países (França e Bélgica) onde as situações aconteceram, com abordagens e perguntas muito concretas sobre o tipo de carga que transportavam tendo, contudo, conseguido livrarem-se dos indivíduos e colocar o camião em marcha.

Estas ocorrências, foram relatadas às entidades patronais pelos motoristas, que por sua vez contactaram as autoridades dando a conhecer as várias situações. Todos foram aconselhados a manter os camiões em andamento e só parar  junto de forças de segurança do País em que circulam.

Com o propósito de aquilatar a situação, a Eurotransporte contactou fonte do Comando da PSP que nos referiu “não ter oficialmente nenhuma queixa formal sobre a matéria” acrescentando que “temos conhecimento de algumas situações, nomeadamente em França e na Bélgica, que nos foram reportadas pelos responsáveis das empresas transportadoras, às quais informamos para dizer aos seus motoristas que devem manter o camião em circulação e parar junto da polícia do país”.

Por seu turno, fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, contactada pela Eurotransporte referiu que “já entrámos em contacto com as entidades oficiais da França e Bélgica, onde aconteceram alguns casos, não só com motoristas portugueses, no sentido de alertar as autoridades dos dois países, para poderem prestar o melhor auxílio possível a fim de se anular a situação”.

De referir, ainda, que são já várias as empresas de transportes nacionais, que estão agora a contratar segurança privada para acompanhar os seus motoristas.

 

Autor
Interessa-se por Actualidade?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!