Pós-venda
22 novembro 2018

Verifica regularmente os foles de direcção?

Enquanto o carro está no elevador, os mecânicos deverão inspeccionar também minuciosamente os amortecedores, os rolamentos e as articulações. Os foles de direcção requerem igualmente especial atenção.

O fole de direcção refere-se a mangas feitas de elastómeros termoplásticos (TPE). Estes evitam que a humidade ou partículas entrem nas articulações das barras de direção bem como na caixa de direcção. Mesmo a mais pequena fenda no fole de direcção pode ter consequências graves. Por exemplo, sem protecção, a sujidade e a humidade podem entrar nas peças móveis da caixa de direcção e causar a corrosão das superfícies.

Foles de direcção intactos protegem o sistema de direcção

A corrosão da superfície da cremalheira da caixa de direcção, com o tempo, danifica o isolamento do cilindro da direcção. Isto pode causar perdas enormes de fluido hidráulico nos sistemas hidráulicos de direcção e, no pior cenário, a falha da direcção assistida. Ao verificar regularmente os foles de direcção, os condutores podem evitar a dispendiosa substituição da caixa de direcção e das barras de direcção.

Podem evitar também a avaria dos sistemas eléctricos de direcção devido ao desgaste causado pela corrosão. Os componentes mecânicos e eléctricos sensíveis, no interior, são também afectados. O resultado são ruídos, lentidão e avarias.

Só é possível garantir uma condução confortável e um comportamento seguro do veículo a longo prazo, se os foles de direcção estiverem intactos e proporcionarem uma protecção completa das barras de direcção e da caixa de direcção. Um sistema de direcção em bom estado de funcionamento requer um bom comportamento da direcção e um volante com centragem independente. Além dos cuidados a ter com o sistema de direcção, a segurança da condução depende da boa manutenção do chassis e do bom funcionamento dos amortecedores. Afinal, o veículo apenas está verdadeiramente seguro se todas as peças do chassis estiverem a funcionar de forma perfeita.

A montagem do fole de direcção requer uma ferramenta especial

Caso seja necessário substituir o fole de direcção, a oficina responsável pela reparação apenas deverá utilizar peças de substituição com a qualidade do equipamento original e a ferramenta correcta. Caso contrário, os foles de direcção não irão isolar correctamente as superfícies vedantes na barra de direcção e na caixa de direcção. Em princípio, as braçadeiras de aperto dos foles de direcção deverão ser substituídas e, além disso, ser instaladas de acordo com as instruções do fabricante. É assim assegurada a fiabilidade e durabilidade do isolamento do fole de direcção. A aplicação de alguns gramas de massa lubrificante de silicone nos pontos de isolamento facilita a instalação dos foles de direcção pelo mecânico, ajudando a que fiquem bem apertados. Também aumenta a eficácia do isolamento.

Dependendo do tipo de caixa de direcção, a embalagem poderá ainda incluir anéis vedantes em borracha adicionais. Estes precisam de ser montados de forma que não entre massa lubrificante de silicone na superfície de isolamento! A instalação será ainda mais fácil se a oficina de reparação utilizar uma caixa de direcção, por exemplo, a JRP1130 para o Volkswagen Polo 6R1/6C1, com barras e foles de direcção pré-montados. ZF Aftermarket vende sistemas de direcção da marca TRW para mais de 98 por cento dos modelos de automóveis de passageiros da Europa.

Graças à ampla gama de produtos da ZF Aftermarket, com a qualidade do equipamento original, as oficinas de reparação automóvel estão bem preparadas para as revisões de inverno.

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