Combustíveis
24 julho 2023

Camiões DAF de nova geração prontos para 100% HVO

Além da introdução de uma série completa de camiões totalmente elétricos e do desenvolvimento da tecnologia de hidrogénio, a DAF está preparando os seus motores a combustão para novos tipos de combustível para reduzir ainda mais as emissões de CO₂. HVO – Hydrotreated Vegetable Oil – é um biocombustível de última geração que permite uma redução nas emissões de CO₂ de até 90% e pode perfeitamente ser utilizado em todos os camiões DAF de nova geração.

O Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO) é feito a partir de resíduos e gorduras da indústria alimentar. Atualmente, é o combustível mais sustentável do mercado para camiões a diesel e oferece uma redução de até 90% nas emissões de CO₂ ('Well-to-wheel') em comparação com o diesel comum. Ao contrário das gerações anteriores de biocombustíveis, o HVO não tem impacto na produção de alimentos.
Além dos benefícios ambientais, outra vantagem importante é que o HVO pode ser usado em camiões DAF sem nenhum ajuste nos veículos, mantendo o excelente desempenho motores, bem como os intervalos de manutenção de até 200.000 quilómetros para transporte de longa distância.

Toda a mais recente geração de camiões DAF está pronta para usar 100% HVO, incluindo a popular série LF para transporte de distribuição, o versátil XD ('International Truck of the Year 2023') para distribuição e aplicações específicas e o 'top-of-the-range' XF, XG e XG ('International Trucks of the Year 2022') para transporte pesado e de longa distância.

"A DAF está na vanguarda da ambição de nossa sociedade de reduzir as emissões de CO₂", de acordo com Patrick Dean, engenheiro-chefe da DAF Trucks e membro do conselho de administração. "Em 2018 fomos os primeiros a lançar um camião totalmente elétrico e no ano passado apresentámos uma geração completamente nova de camiões elétricos com autonomia de 'emissão zero' até 500 quilómetros. Também estamos a preparar-nos para as novas gerações de combustíveis. O HVO está a permitir-nos dar um salto gigante na redução das emissões, já hoje, com os atuais camiões no mercado e, mais importante, 'well-to-wheel'. No que diz respeito à certificação de CO₂ dos camiões, seria um enorme passo em frente se a legislação europeia valorizasse o contributo dos combustíveis limpos para reduzir as emissões de CO₂, uma vez que não podemos dar-nos ao luxo de deixar oportunidades por utilizar para alcançar um transporte rodoviário sustentável. Isso deve expandir o foco na cadeia total – desde a fonte de energia até ao que está a sair pelo escape."

PR

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