Comerciais
21 junho 2022

Dez boas razões para escolher veículos fuel cell a hidrogénio

O Opel Vivaro-e HYDROGEN é o comercial ligeiro ideal para os clientes de frotas que desejem cobrir longas distâncias ou necessitem de reabastecimentos feitos em poucos minutos.

O Vivaro-e HYDROGEN é um veículo elétrico com pilha de combustível de hidrogénio com bateria plug-in. A instalação da tecnologia é tão compacta que não compromete o espaço de carga, em comparação com as motorizações convencionais. A sua autonomia até aos 400 km (WLTP1) e o reabastecimento com hidrogénio demora apenas 3 minutos, aproximadamente o mesmo tempo necessário para atestar um veículo convencional com gasóleo ou gasolina.

O veículo oferece um volume de carga máximo de 6,1 metros cúbicos e uma carga útil de 1.000 kg, para além de uma capacidade de reboque de 1.000 kg. O Vivaro-e HYDROGEN está disponível em dois comprimentos L2 e L3 (4,95 m e 5,30 m) e já integra a frota da Miele, fabricante alemão de eletrodomésticos premium.

Conceito inteligente: Grande autonomia, zero emissões, reabastecimento rápido

O Vivaro-e HYDROGEN está baseado no Opel Vivaro-e, modelo 100% elétrico a bateria, “Comercial do Ano Internacional 2021”. O princípio de funcionamento do Vivaro-e HYDROGEN é simples: a partir de hidrogénio e ar, a pilha de combustível gera eletricidade para alimentar o motor elétrico. O único produto desta reação é vapor de água que sai pelo escape.

O conceito de pilha de combustível plug-in do Vivaro-e HYDROGEN permite a integração de todo o sistema de pilha de combustível com o motor elétrico debaixo do capô. Além disso, a bateria do Vivaro-e BEV (veículo elétrico a bateria) é substituída por três depósitos de hidrogénio, de 700 bar, com uma capacidade de 4,4 kg.

A pilha de combustível de 45 kW pode gerar energia suficiente para trajetos mais longos de condução em autoestrada, enquanto a bateria de iões de lítio de 10,5 kWh, localizada sob os bancos dianteiros, proporciona uma potência dinâmica de pico sempre que necessário, por exemplo, nos arranques e em aceleração. Uma vez que a bateria cobre as necessidades energéticas nestas situações, a pilha de combustível pode operar em condições de funcionamento ideais. O Vivaro-e HYDROGEN também possui travagem regenerativa, enquanto a capacidade plug-in permite recarregar a bateria externamente, se necessário, por exemplo, numa estação de carregamento, fornecendo 50 km de autonomia pura pela bateria elétrica. São de série o carregador trifásico (11 kW) e um cabo de carregamento de modo 2, presentes a bordo.

Pronto para tudo: Dois comprimentos de chassis e até 6,1 m3 de volume de carga

Graças à arrumação inteligente do sistema, o Vivaro-e HYDROGEN não compromete o espaço disponível em comparação com as versões com motor de combustão interna, oferecendo dois comprimentos de chassis: 5,3 m3 (tamanho L2) e 6,1 m3 (tamanho L3). A carga útil do veículo comercial ligeiro com pilha de combustível elétrica é de 1.000 kg. A carga/descarga é fácil através das portas deslizantes de cada lado do veículo e das portas traseiras.

Tal como o Vivaro elétrico a bateria e os Vivaro com motores de combustão interna, o Vivaro-e HYDROGEN oferece uma gama invulgarmente ampla de sistemas de assistência ao condutor que melhoram a segurança. O equipamento inclui uma câmara panorâmica de visão traseira a 180 graus, monitorização do ângulo morto e ajuda ao estacionamento à frente e atrás.

O sistema de infotainment Multimedia Navi Pro funciona através de reconhecimento de voz ou do ecrã sensível ao toque a cores que é compatível com o Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de navegação integra mapas da Europa. Os utilizadores também podem refrigerar ou aquecer o habitáculo durante a recarga através do OpelConnect e programas tempos de carregamento através da aplicação myOpel.

A produção do Opel Vivaro-e HYDROGEN está a arrancar e a aumentar a cadência na Opel Special Vehicles (OSV) em Rüsselsheim. A Opel e a Stellantis têm mais de vinte anos de experiência no desenvolvimento de veículos elétricos com pilha de combustível de hidrogénio.

Com o novo Vivaro-e HYDROGEN, a Opel continua a sua ofensiva de eletrificação. Os clientes têm a possibilidade de escolher o conceito de veículo comercial ligeiro que melhor servir as suas necessidades. O Vivaro-e HYDROGEN vem complementar a gama de veículos comerciais ligeiros composta pelo Combo-e Cargo, Vivaro-e e Movano-e, ambos modelos elétricos a bateria. A Opel irá oferecer uma versão elétrica de cada modelo da gama de passageiros e comerciais até 2024.

Dez boas razões para ter veículos a pilha de combustível de hidrogénio:

1.Os veículos com pilha de combustível de hidrogénio são viaturas elétricas que geram a sua própria eletricidade a bordo. São veículos zero emissões, apenas com vapor de água emitido pelo escape.

2.A eficiência da propulsão das pilhas de combustível de hidrogénio é quase o dobro da eficiência dos motores de combustão interna.

3.No seu composto molecular com oxigénio, o hidrogénio está disponível nos oceanos em quantidades, virtualmente, ilimitadas – como o H2O, ou seja, água. A eletrólise da água produz então hidrogénio (H2) e oxigénio (O). Ao inverter a eletrólise da água na pilha de combustível, a eletricidade flui e, no final do processo, volta a ser produzida pura H2O.

4.No futuro, o hidrogénio vai desempenhar um papel importante como transportador de energia para o armazenamento e transporte de energia renovável. Atualmente, 80% do transporte de energia na Terra ocorre sob a forma de moléculas (por exemplo, gás natural, crude) e apenas 20% é conduzido como eletricidade. No futuro, grandes quantidades de energia renovável serão produzidas em grande escala em locais remotos em todo o mundo de uma forma rentável e neutra para o clima e, depois, transportada para os consumidores. O hidrogénio desempenhará um papel importante, porque o transporte é mais fácil e mais barato do que a eletricidade.

5.A rede estações de abastecimento de 700 bar na Alemanha conta com 100 postos, pelo que já é possível conduzir veículos com pilha de combustível de hidrogénio em todo o país. Uma nova expansão desta rede vai aumentar a atratividade dos veículos elétricos a hidrogénio.

6.Particularmente no caso de veículos usados para fins comerciais (veículos comerciais ligeiros, táxis) curtos períodos de inatividade na operação quotidiana equivalem a dinheiro. Os veículos elétricos com pilhas de combustível são particularmente necessários nestes casos, uma vez que podem ser reabastecidos com hidrogénio em apenas três minutos e recuperar autonomia rapidamente.

7.Com o Vivaro-e HYDROGEN, a Opel é o primeiro construtor a ter um furgão a pilha de combustível disponível para clientes B2B. O número e a diversidade de potenciais clientes do Vivaro-e HYDROGEN é grande e vai desde o fabricante de eletrodomésticos Miele (utilizador dos primeiros furgões com este combustível) a empresas de encomendas, municípios, empresas de serviços públicos e fornecedores de energia.

8.A Stellantis, empresa-mãe da Opel, anunciou que a propulsão com pilhas de combustível de hidrogénio para furgões maiores surgirá em 2024.

9.O programa KsNI (Veículos Comerciais e Infraestruturas Amigas do Ambiente) do Governo alemão é um importante instrumento de financiamento na Alemanha que se estende até 2024. Como a tecnologia da pilha de combustível ainda é mais cara que outros sistemas de propulsão, dado o baixo número de unidades disponíveis atualmente, estes apoios vão permitir aos construtores tornar os preços e as rendas de leasing mais amigas do cliente.

10.Se o custo dos veículos com pilha de combustível continuar a cair, a propulsão com pilhas de combustível a hidrogénio pode ser utilizada em outros veículos e permitir a substituição total dos atuais motores de combustão interna.

PR

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