O Novo Scudo é um veículo moderno e evoluído, agora com base na plataforma de furgões médios da Stellantis, e está disponível com um propulsor 100% eléctrico ou com motor Diesel de última geração. Torna-se, assim, no segundo veículo comercial da Fiat Professional também disponível em versão eléctrica, juntando-se ao E-Ducato, lançado em Abril deste ano. Uma gama mais vasta para satisfazer as necessidades de uma clientela variada, composta por verdadeiros profissionais que, em primeiro lugar, vivenciam o seu veículo como uma ferramenta de trabalho e uma fonte de rendimento.
Precisamente para satisfazer tais necessidades, o Novo Scudo está disponível com uma série de funcionalidades para o tornar no melhor da sua classe.
A Fiat Professional assume, uma vez mais, um papel de liderança no segmento dos furgões ligeiros de segmento D van, voltando ao nome histórico do veículo produzido até 2016 na fábrica da Stellantis em Hordain, França, substituindo o Talento.
O manifesto para a abordagem sem compromissos do Scudo reside nas características da versão eléctrica, com a melhor autonomia do seu segmento, com até 330 km no ciclo WLTP, ideal para aqueles que trabalham na cidade e nos subúrbios.
A versão de zero emissões também apresenta uma flexibilidade única na perspectiva da missão do cliente através de dois tamanhos de bateria - 50 e 75 kWh, uma capacidade de carga em AC até 11 kW e até 100 kW em CC, para carregar a bateria de maior capacidade até 80% em apenas 45 minutos.
A capacidade de carga não sofre quaisquer alterações independentemente do tipo de propulsor e a carga útil coloca-o no centro do segmento: até 6,6 m3 de volume do compartimento de carga, carga útil superior a 1 tonelada, bem como uma capacidade de reboque de 1 tonelada.
O seu público-alvo aponta aos profissionais que utilizam o veículo durante oito ou mais horas por dia. Assim, outro aspecto cuidadosamente considerado na fase de concepção foi o conforto. O objectivo do Novo Scudo é oferecer uma experiência sem stress no trabalho através de várias soluções, tais como uma posição de condução semelhante à de um automóvel, bem como uma insonorização de nível superior, para minimizar as vibrações.
- Dimensões exteriores compactas, com menos de cinco metros de comprimento para a versão intermédia e 1,9 m de altura, tornam o Scudo adequado para todos os fins, garantindo a agilidade necessária no ambiente urbano.
- O ‘head-up display’ fornece as informações essenciais sem distrair o condutor, reduzindo, ao mesmo tempo, o stress
- A posição de condução idêntica à de um automóvel assegura um excelente nível de conforto, enquanto a posição elevada do assento assegura uma ótima visibilidade da estrada. A fácil acessibilidade é garantida por um degrau ergonómico para o habitáculo.
- O comportamento em estrada, o conforto e a filtragem da suspensão são assegurados em todas as condições de condução graças às suspensões independentes nas quatro rodas (do tipo McPherson, reforçadas, e com barra estabilizadora no eixo dianteiro e triângulos oblíquos para o eixo traseiro) com molas de rigidez variável e com amortecedores adaptativos de carga variável (AMVAC), um sistema que varia o amortecimento de acordo com a altura de condução do veículo.
O Novo Scudo disponibiliza um conjunto completo de funcionalidades de segurança e sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), um total de catorze elementos, como por exemplo:
- reconhecimento automático de sinais de trânsito;
- travagem automática de emergência, acionada quando existe um risco elevado de colisão;
- aviso de saída da faixa de rodagem, para alertar o condutor em caso de desvio da faixa de rodagem, bem como o alerta de ângulo morto, uma excelente funcionalidade que permite alertar para a presença de quaisquer veículos escondidos no ponto cego do espelho retrovisor ao realizar uma ultrapassagem.
O veículo também está equipado com sistemas de notificação prévia de obstáculos ao longo do percurso, aviso de colisão frontal, bem como com a prática câmara traseira que oferece uma vista panorâmica de 180° para facilitar o estacionamento.
Para proporcionar um desempenho óptimo, bem como uma tracção melhorada em todas as condições, tais como neve, lama ou areia, o Scudo pode ser equipado com o sistema Grip Control.
Além disso, o ‘head-up display’ fornece toda a informação mais importante ao condutor, evitando que este desvie os olhos da estrada, enquanto é, igualmente, totalmente suportado durante o estacionamento graças à presença dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como da câmara traseira que é capaz de fornecer uma imagem reconstituída da área traseira a 180º para tornar as manobras de estacionamento fáceis e seguras.
O Novo Scudo foi concebido como um veículo comercial completo, mas um que se conduz como um automóvel convencional, com a vantagem de oferecer soluções inteligentes e consistentes, mantendo simultaneamente dimensões compactas. O Novo Scudo está também disponível para o transporte de passageiros, em utilização profissional ou privada. É totalmente configurável até um máximo de nove lugares. Os bancos são rebatíveis para aumentar a capacidade de carga de acordo com as necessidades. Graças às divisórias rebatíveis é, assim, possível transportar mais três pessoas do que num furgão.
As próprias dimensões são outro dos pontos fortes do modelo: a altura de 1,90 metros permite aceder com facilidade a unidades de armazenamento situadas em caves. Combinada com um comprimento de 5 metros - e até 5,3 metros na versão Maxi - o resultado é um veículo que pode "transportar qualquer coisa e ir até qualquer lugar". Está também disponível - para necessidades específicas na cidade - a versão exclusiva "S" que reúne todas as vantagens do Scudo em apenas 4,6 metros.
Os volumes de carga são 4,6, 5,3 ou 6,1 m3 dependendo da distância entre eixos e uma capacidade de carga máxima de 1,4 toneladas garantem capacidades sem compromissos no Novo Scudo.
Conta, igualmente, com uma forma especial de modularidade do habitáculo, cortesia do exclusivo sistema Moduwork, que transforma o banco do passageiro num posto de trabalho e numa extensão do compartimento de carga para transportar artigos, até 4 metros de comprimento (versão Maxi), e para aumentar o volume em 0,5 m3, até uma capacidade total máxima de 6,6 m3. O veículo é, portanto, suficientemente flexível para todos os requisitos e todos os tipos de clientes, desde operadores hidráulicos e construtores navais até às necessidades dos profissionais de entregas ao domicílio.
Em homenagem à sua natureza de veículo flexível e polivalente, o Novo Scudo está disponível em quatro configurações (Furgão, Misto 6 lugares, Chassis cabine com plancher e 9 lugares), em um nível de equipamento (Business) e com quatro motores Diesel, para além do propulsor eléctrico. Toda a gama está disponível numa versão eléctrica, nas versões Furgão, Misto 6 lugares, Cabine com plataforma e 9 lugares. Uma oferta tão abrangente aumenta assim o apelo do Novo Scudo para o transporte de passageiros, para os trabalhadores da indústria têxtil e para o mercado dos veículos recreativos, liderado pela Fiat Professional na Europa.
Propulsores para satisfazer todas as necessidades. Juntamente com a versão eléctrica - equipada com um motor eléctrico de 100 kW (136 cv) - também estão disponíveis quatro motores Diesel: 1,5 litros em versões de 100 ou 120 cv, com transmissão manual de 6 velocidades; 2,0 litros de 145 cv com transmissão manual, ou automática de 8 velocidades e com 180 cv, igualmente acoplado com a eficiente transmissão automática de 8 velocidades.
O Novo Scudo está pronto para se assumir como um grande nome no segmento dos furgões ligeiros de segmento D van, oferecendo uma gama que pode satisfazer as exigências tanto dos trabalhadores independentes como dos gestores de frotas, com soluções eficientes e experiências sem stress, garantindo a continuidade do negócio e a rentabilidade. A inclusão de versões de zero emissões é também outro elemento fundamental da estratégia gradual de eletrificação da oferta Stellantis e espera-se que atraia um grande interesse por parte de empresários atentos à rentabilidade do seu negócio e que têm, igualmente, respeito pelo nosso ambiente.
PR