Há quase quatro décadas que o Renault Master se afirma como parceiro fundamental de negócios de muitos profissionais.
Com 118.176 unidades vendidas em todo mundo só em 2018 e registando quase 20% das vendas do Grupo Renault, o Renault Master está alinhado com o sucesso no mercado de veículos comerciais de transporte de mercadorias e passageiros, cujo volume global se espera aumente até quatro vezes até 2050*.
Para garantir que continua uma bem-sucedida carreira profissional, entre profissionais, a Renault procedeu agora à renovação do modelo, dotando-o com novos argumentos, que exploram a estética, o conforto, a segurança, o sentido prático e a conectividade.
Um Furgão ainda mais robusto e em constante harmonia com as necessidades dos clientes
É assim que a quarta geração do Master reforçou a sua identidade com a Renault, herdando, no plano estético, um novo e ainda mais apelativo design. A grelha frontal vertical com um novo logótipo, agora preenchida com elegantes barras cromadas, eleva o requinte do modelo, cujo porte e fisionomia impressionam, por onde quer que passe, onde quer que esteja.
Enquanto um novo desenho do para-choques dianteiro, com contornos mais definidos e realçado pelo tom opaco cinzento escuro e pela adopção dos faróis de nevoeiro, se traduz numa imagem mais robusta, a nova assinatura de iluminação em forma de “C” identifica o modelo com os genes da Renault.
Nervuras levemente tonificadas nos três ou quatro painéis distintos (consoante a versão) harmonizam toda a secção lateral, onde também sobressaem as proteções laterais inferiores, que adicionam solidez ao conjunto. Como veículo de trabalho que é, o Novo Master vê as portas deslizantes assumirem natural protagonismo, em confluência com a linha de tecto elevada, que evidencia a grandiosidade do modelo e oferece claros benefícios funcionais na hora de carregar.
Interior totalmente renovado e elegância sem precedentes
A imagem exterior vanguardista do Novo Master tem correspondência no interior, onde uma cuidada renovação do habitáculo permitiu dotar o maior veículo comercial da Renault com um look “fresco”, mas, simultaneamente, elegante, sem prescindir de um caracter prático e funcional, agora elevado a um nível superior.
Com um novo painel de instrumentos redesenhado com linhas mais finas, que adoptou um conta-rotações e um ecrã monocromático digital de 5 polegadas, é fácil ser seduzido pelo interior do Novo Master, enobrecido com inserções cromadas no volante, aberturas de ventilação e botões do ar condicionado, e cromadas e pretas na alavanca da caixa de velocidades.
Um novo padrão de estofamento nos bancos contribui, também, para o rejuvenescimento do habitáculo, com materiais de maior qualidade e longevidade, que permitem uma utilização intensiva.
Mas, no interior, não foi apenas a estética a receber uma nova vida. A optimização prática e a organização do espaço também foram alvo da atenção dos designers, que tornaram o habitáculo mais amplo do que nunca.
Ao dispor do condutor e ocupantes estão agora até 105 litros de capacidade e diversos compartimentos de armazenamento abertos e fechados, de onde se destaca uma gaveta “Easy Life” de 10,5 litros de capacidade, que permite a armazenagem de múltiplos objectos. Com estes números, o habitáculo do Novo Master é mesmo o que tem o maior volume de armazenamento da sua categoria.
Para maior comodidade, também está equipado com nova anatómica bandeja, que ganha forma, por cima do porta-luvas, com um simples toque, oferecendo espaço extra de trabalho ou um local privilegiado e cómodo para fazer pequenas refeições, em que o novo porta-copos central de generosas dimensões também se revela prático e ergonómico.
“Escritório móvel” para aumentar a conveniência quotidiana
Ligando o Novo Master ao mundo digital, uma “docking station” para tablets no centro do tabliê assegura a imprescindível conectividade, reforçada por soluções multimédia de alta-performance com os sistemas R-Link Evolution® e Media Nav Evolution®, compatíveis com Android Auto® e Apple CarPlay®, consonte a versão.
Por outro lado, a integração total do ecrã de navegação na parte central do tabliê, independentemente do sistema multimédia utilizado (R-Link Evolution® e Media Nav Evolution®), incrementa o sentido prático deste Renault, com muitas das funções que disponibiliza a ficarem à distância de um pequeno gesto.
Outras, são tão simples e intuitivas de utilizar que facilitam sobremaneira a vida a bordo. É o caso da função de carregamento de smartphone por indução, permitindo carregar o dispositivo de maneira fácil e funcional.
Uma área de carga mais prática
Para além do espaço de carga abundante, o Novo Master também passou a disponibilizar soluções práticas que facilitam o acesso à área.
É o caso, por exemplo, das novas pegas ergonómicas que facilitam a entrada e a saída dos utilizadores da área de carga, tanto no acesso à porta traseira como à porta lateral deslizante (nas versões que dispõe deste tipo de porta).
Privilégio suplementar é também a zona de carga passar, igualmente, a contar com uma nova iluminação LED, que permite trabalhar de forma eficiente em quaisquer condições, mesmo nas de iluminação mais reduzida.
Novos sistemas de assistência ao condutor para maior segurança e conforto
Já equipado com o Sistema de Aviso de Saída de Faixa de Rodagem, Sistema de Assistência ao Estacionamento Dianteiro e Traseiro e câmara traseira, o Novo Master multiplica os sistemas de assistência ao condutor (ADAS) para facilitar as manobras e incrementar a segurança.
Único neste segmento de mercado, o Sistema de Vista Traseira Assistida, é também um auxiliar fundamental nas manobras à retaguarda, funcionando com a ajuda de uma câmara retrovisora, que transporta a imagem real para um ecrã instalado na parte superior do para-brisas, oferecendo uma visibilidade traseira suplementar a média e longa distância.
Mas o Novo Master também está mais protegido na estrada, nomeadamente, da força do vento já que o Sistema de Assistência a Ventos Laterais garante outra estabilidade em caso de ventos laterais. O dispositivo é ativado a mais de 70 km/h e é capaz de corrigir até 50% da deflexão lateral do veículo em condições extremas.
Igualmente muito útil para a preservação de uma condução segura é o Sistema de Aviso de Ângulo Morto, que monotoriza a presença de outros veículos no “ponto cego”, avisando o condutor da sua proximidade. Atuando em casos de necessidade extrema e passando agora a estar disponível em toda a gama, o Sistema de Travagem de Emergência Autónoma (AEBS) também permite reduzir, de forma automática e drástica o andamento, prevenindo possíveis acidentes, tanto na cidade como na estrada ou auto-estrada.
Novos motores com mais potência, maior binário e menores consumos
Apesar de ser o maior veículo comercial de transporte de mercadorias da Renault, o Novo Master não vê prejudicado o dinamismo. Aliás, antes pelo contrário, uma vez que está agora dotado com uma nova gama de motores 2.3 L dCi (direct Common-rail injection) já em conformidade com as normas Euro 6d-TEMP / Euro VI (dependendo da versão) e que incluem as mais recentes tecnologias de controlo de poluição, como o sistema de redução catalítica selectiva (SCR).
Beneficiando da tecnologia Twin Turbo, capaz de otimizar a capacidade de resposta em qualquer situação, os novos motores podem agora oferecer uma potência até aos 180 cv e um binário de até 400 Nm, concedendo ao Novo Master excelente dinamismo na estrada, qualquer que seja o desafio profissional a que tenha que dar resposta. Mas potência mais elevada não significa aumento dos consumos, uma vez que a nova geração de motores permite uma poupança de até 1 L por cada 100 km percorridos (valores correlacionados com o ciclo NEDC).
Dependendo das versões, estes motores podem ser acoplados a uma caixa manual ou a uma caixa automática, em qualquer dos casos de 6 velocidades.
Sublinhe-se que, com o lançamento da Nova Master, a Renault acelera também o seu compromisso com a mobilidade sustentável, introduzindo no mercado a segunda geração do Master Z.E., totalmente eléctrico e vocacionado para transporte em áreas urbanas.
(*) Fonte: Un e Ernst Young
PR