Pneumáticos
17 setembro 2021

Pneus para Veículos Elétricos em evolução

A Bridgestone EMIA está a celebrar a SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2021 ao revelar como o seu negócio está a transformar-se para apoiar a adopção de VE e tornar a mobilidade eléctrica mais eficiente e acessível.

Como parceiro-chave e principal fornecedor de pneus, tanto para os recém-chegados inovadores em mobilidade eléctrica como para os principais fabricantes mundiais de VE, a Bridgestone está a desenvolver um número crescente de pneus de origem especificamente concebidos para VE. Os pneus para VE representam actualmente 11% do total do equipamento de origem (EO) da Bridgestone EMIA para automóveis ligeiros de passageiros – aumentando de apenas 4% em 2019. Espera-se que este número atinja mais de 20% em 2024.

Já em 2021, 50% dos 10 principais fabricantes a nível global escolheram equipamento Bridgestone para os seus veículos1 e 50% dos 10 VE mais vendidos na Europa estão equipados com pneus Bridgestone feitos à medida como equipamento de origem. 2 Atualmente, a Bridgestone EMIA consagra mais de 30% dos seus recursos de desenvolvimento de pneus à criação de equipamento de origem para VE.

Como parte do seu compromisso de ajudar a moldar um futuro sustentável de mobilidade, a Bridgestone vê a mobilidade elétrica como uma enorme oportunidade para reduzir as emissões de CO2 e tornar a mobilidade mais sustentável do ponto de vista ambiental, particularmente com 20% das vendas de automóveis novos na Europa em 2025, esperando-se que sejam VE.

À medida que a mobilidade sofre uma rápida mudança para os VE e menos emissões de carbono, a Bridgestone está a investir para tornar a mobilidade eléctrica mais acessível e eficiente para os fabricantes de EO, condutores e frotas, através do pioneirismo de pneus premium e tecnologias de pneus, em colaboração com os principais fabricantes de VE e recém-chegados inovadores.

Em parceria, a Bridgestone está a desenvolver pneus premium que são feitos à medida para os VE e os seus desafios únicos, tais como dar prioridade à baixa resistência ao rolamento para poupar a vida útil da bateria e responder às preocupações relacionadas com o alcance.

Os acessórios VE da Bridgestone incorporam as suas tecnologias líderes na indústria e sustentáveis que cumprem estes requisitos VE específicos, tais como a tecnologia ologic para melhorar o alcance das baterias, TECHSYN para alcançar uma melhor eficiência de desgaste e reduzir a resistência ao rolamento enquanto reduz o consumo de matérias-primas a longo prazo, B-Silent para minimizar o ruído dos pneus para conforto do condutor, e a tecnologia sustentável e leve ENLITEN para reduzir a resistência ao rolamento dos pneus em até 30%, e o peso em até 20% para alargar a gama de condução VE e reduzir o impacto ambiental graças a uma maior produtividade dos recursos. 3 Em 2021, 6% dos acessórios EO da Bridgestone EMIA já aplicavam a Tecnologia ENLITEN. Espera-se que esse número atinja quase 10% em 2022.

Outro factor-chave a abordar para os VE é o aumento do peso do veículo. É por isso que a Bridgestone, em parceria com fabricantes de automóveis, está a desenvolver pneus de carga mais elevada (HL) capazes de transportar o peso mais elevado dos potentes veículos eléctricos e híbridos.

Para realçar ainda mais a sua dedicação ao futuro da mobilidade eléctrica, a Bridgestone EMIA está a introduzir este ano a sua marcação VE nos pneus Bridgestone EO feitos à medida para os VE para indicar que os pneus foram submetidos a um rigoroso processo de testes, receberam aprovação dos fabricantes de automóveis e suportam as características e exigências únicas dos VE e dos seus fabricantes – dando garantias de alcance, controlo e vida útil dos pneus.

Apoiando a indústria automóvel nas suas ambições de sustentabilidade, a Bridgestone está a estabelecer parcerias com os principais fabricantes mundiais de veículos híbridos e elétricos, tais como o Mercedes EQA e EQB, BMW i3, Fiat 500 EV, Nissan LEAF, os totalmente elétricos Volkswagen ID.3 e ID.4, e muitos mais.

A empresa também está a trabalhar com recém-chegados inovadores em mobilidade eléctrica: a Bridgestone é o parceiro exclusivo de pneus tanto para a Lightyear, no primeiro carro eléctrico solar de longo alcance do mundo, o Lightyear One – um projecto que viu pela primeira vez a combinação da tecnologia ologic e ENLITEN – e a Fisker no próximo Fisker Ocean totalmente eléctrico. Muitas mais colaborações com recém-chegados disruptivos e líderes estabelecidos em rápida transformação estão no horizonte para a Bridgestone, sendo o Audi Q4 e-tron e o Seat Cupra Born os mais recentes VE a beneficiar de pneus Bridgestone feitos à medida.

Emilio Tiberio, COO & CTO da Bridgestone EMIA comentou sobre o ano pioneiro para o trabalho da Bridgestone na mobilidade eléctrica: "Como parte do nosso compromisso de ajudar a moldar um futuro sustentável de mobilidade, a Bridgestone EMIA está a transformar-se para apoiar a adopção de VE. Através de uma abordagem totalmente integrada, estamos a investir para tornar a mobilidade eléctrica mais eficiente e acessível aos condutores e frotas. Isto é ver-nos pioneiros em pneus e tecnologias de pneus premium para VE, frota dedicada e soluções de mobilidade, bem como estabelecer parcerias com os principais fabricantes de VE e desenvolver uma rede de retalho e serviços pronta para VE. Com base no progresso que já fizemos, estamos determinados a ajudar os nossos parceiros a acelerar as suas viagens para a electrificação e a alcançar as ambições de sustentabilidade que coletivamente defendemos".

PR

Interessa-se por Pneumáticos?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!