Pesados
10 julho 2018

Dez eCanter na capital

Da fábrica do Tramagal para o mundo: Nova Iorque, Tóquio, Berlim, Amesterdão, Londres e agora Lisboa integram o grupo de cidades piloto que irão testar a Fuso eCanter. Os dez veículos foram entregues pela Mitsubishi Bergé Portugal - importador e distribuidor da marca Fuso em Portugal - e pela Mitsubishi Fuso Truck Europe à Câmara Municipal de Lisboa, para serem distribuídos a dez Juntas de Freguesia do concelho, onde darão apoio à higiene urbana.

As viaturas vão estar serviço das Freguesias de Arroios, Avenidas Novas, Belém, Estrela, Misericórdia, Parque das Nações, Penha de França, Santa Maria Maior, Santo António e S. Vicente.

O evento, realizado no SUD Lisboa, decorreu com a presença do presidente da Mitsubishi Fuso Truck & Bus Corporation (MFTBC), Kazuo Matsunaga, do director-geral da Mitsubishi Bergé Portugal, Francisco Geraldes, do presidente da Mitsubishi Fuso Truck Europe, Jorge Rosa, dos presidentes das Câmaras de Lisboa e Abrantes, Fernando Medina e Maria do Céu Albuquerque e ainda do Embaixador do Japão em Portugal.

A eCanter apresenta-se como a resposta da Fuso à tendência global de urbanização, sendo uma proposta zero emissões e zero ruído, com um peso bruto de 7.5 toneladas e uma autonomia real de 100km.


As Fuso eCanter entregues podem transportar até 4,5t de carga útil, com as baterias a permitirem percorrer mais de 100km por cada carga, a uma velocidade máxima de 80km/h. No que toca a sistemas de segurança, contam com ABS, ESP e LDWS (assistente de faixa de rodagem).

Além das zero emissões, a Fuso e-Canter garante 30% a menos em custos de manutenção e potencial de economia de combustíveis de 1000 euros a cada 10 mil quilómetros, dependendo do preço local do gasóleo a e da electricidade. Traz também um sistema de alerta sonoro para pedestres, botão sem chave para ligar o veículo, sistema de recuperação para aumentar a quilometragem e um dispositivo interno de exibição de performances/estado da carga. Conta com motor eléctrico de imans permanentes de 129kW (binário máximo de 390Nm) e baterias de alta voltagem fabricadas pela Daimler AG, que carregam em nove horas a 200V (carregamento normal AC) e em 1h45 até 500V (Carregamento Rápido DC), fazendo nestas condições, 80% da carga numa hora.

O edil lisboeta explicou que este é o caminho para "avançar com a agenda de sustentabilidade para a capital", um conjunto de iniciativas, na qual esta se inclui, "que nos dá mais uns milénios de vida". Para Fernando Medina, "a logística urbana é a espinha dorsal da comunidade para que tudo funcione e é essencial para a sustentabilidade. Hoje em dia é nas cidades que vive a maioria da população e esta é uma batalha que será vencida ou perdida nas cidades".


Lisboa é Capital Verde da Europa 2020 e, segundo o presidente da CML, "esta distinção do que tem sido feito é uma responsabilidade e uma oportunidade para mostrar exemplos de sustentabilidade. Assumimos com a Comissão Europeia um compromisso de incentivo para ter a sustentabilidade como causa do ano em 2020". À MFTBC, Medina deixou ainda uma declaração de intenções "contem connosco neste desafio!".

 

Entrega das Fuso eCanter no SUD Lisboa

eCanter

eCanter entregues em Lisboa

Cerimónia de entrega das chavas das dez Fuso eCanter

Dez presidentes de Juntas de Freguesia de Lisboa receberam as chaves das novas eCanter, que vão apoiar a higiene urbana

Fuso eCanter entregue em Lisboa

Fuso eCanter

Presidente da Mitsubishi Fuso Truck Europe, Jorge Rosa, o presidente da Mitsubishi Fuso Truck & Bus Corporation (MFTBC), Kazuo Matsunaga e o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando

Dez eCanter

Autor
Interessa-se por Pesados?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!