Autocarros
16 junho 2025

ALSA adquire simulador de condução de autocarros

Este novo equipamento vem complementar a formação que a empresa dá aos candidatos a motoristas, nas provas de admissão, reforçando, ainda mais, as questões de segurança, uma vez que recria inúmeros cenários de possíveis ocorrências. Permite, por outro lado, poupar o ambiente. A maioria da frota de autocarros da Alsa Todi é elétrica ou movida a gás, mas realizando parte da formação em simulador, há uma redução de emissões de gases de efeito de estufa.

O equipamento ficará nas instalações da Alsa Todi, na Moita, e já foi testado por Rui Lopo, administrador da TML, Transportes Metropolitanos de Lisboa.

Este simulador tem todas as características de um autocarro em tamanho real, desde a cabine, pedais, espelhos, a todo o painel de controles e instrumentação necessários para conduzir este tipo de veículos. Reproduz a 100% as funcionalidades dos autocarros de passageiros.

O ângulo de visão é de 360º. Alguns exercícios incluem manobras delicadas em espaços estreitos ou de estacionamento, por exemplo, e são recriadas diferentes condições climáticas, que afetam visual e fisicamente a condução, por forma a que o aluno fique familiarizado com todo o tipo de ocorrências climatéricas. O simulador também incorpora todos os efeitos sonoros típicos do trânsito e destaca-se pelo grande número de cenários disponíveis: são mais de 300 quilómetros de percursos, adequados a qualquer prática de condução.

Cada simulador tem um posto do instrutor conectado à cabine do condutor. O software deteta em tempo real os erros que o aluno comete e o instrutor pode fazer uma pausa na simulação e interagir imediatamente para corrigir o erro.

Pode também inserir falhas no veículo, como furos, falha no sistema de travagem ou na direção, para preparar o aluno para essas situações. Entre muitas outras possibilidades, o simulador permite selecionar uma hora do dia e fazer simulações relacionadas com a intensidade de tráfego e a velocidade em que os veículos se movem no cenário. Possibilita, por outro lado, inserir os percursos reais que os candidatos a motoristas irão fazer no futuro, incluindo os locais, desses trajetos, mais sensíveis ou suscetíveis de possíveis ocorrências.

Juan Gomez Piña, responsável pela operação da Alsa em Portugal, refere que “Ao adquirir este simulador, a Alsa está a ser pioneira e a introduzir na formação para a condução de autocarros, e Portugal, uma ferramenta que já é utilizada em aulas para outro tipo de veículos, ligeiros e pesados, e que se tem revelado muito útil na preparação dos futuros condutores. Esta aquisição vem reconfirmar a nossa aposta na formação dos nossos motoristas e na segurança dos nossos passageiros. Revela, também, a nossa permanente preocupação com a proteção do meio ambiente, já que a utilização do simulador permite reduzir as emissões de gases de efeito de estufa para a atmosfera”.

Este equipamento é aprovado em vários países por diferentes regulamentações, como a regulamentação europeia para a obtenção do CAM (certificado de aptidão para motoristas).
Para além da preparação no simulador, os candidatos a motoristas mantêm parte da formação em cenário real, nos autocarros da Alsa Todi, fazendo, por exemplo, o trajeto das carreiras que poderão vir a operar no futuro, reforçando o reconhecimento desses percursos. A empresa opera na Área Metropolitana de Lisboa, nos concelhos de Alcochete, Barreiro, Montijo, Moita, Palmela e Setúbal.

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