---

APV promove Feira dos Transportes

30 setembro 2019

"A paixão move o motorista, o motorista move o mundo". Com esta frase forte a servir de mote, a Associação Profissionais ao Volante promoveu, no Altice Forum Braga, a 1.ª edição da Feira dos Transportes.

O evento pretendeu sobretudo abrir o mundo dos transportes ao público e atrair jovens para um sector que se debate com falta de mão de obra. "No ano passado, neste mesmo espaço, fizemos uma feira de formação prática destinada aos profissionais, que continuamos em Mangualde e na Batalha. Agora decidimos fazer um evento direccionado para o público em que procurámos mostrar tudo aquilo que é o mundo dos transportes", resumiu o presidente da Associação Profissionais ao Volante, Filipe Pinheiro, à Eurotransporte.

A Grande Nave do Altice Forum Braga recebeu 79 expositores e stands que representam um "leque vasto" do "verdadeiro peso deste setor no mundo actual", contando com a presença de várias empresas e marcas ligadas ao transporte rodoviário de mercadorias. Os visitantes puderam sentar-se ao volante de camiões, sentir a borracha dos pneus e contactar com os vários expositores.

Feira dos Transportes

O programa da Feira dos Transportes incluiu, também, a realização de um plenário com quatro mesas de debate, em auditório, com o objectivo de discutir de forma aberta os problemas e as dificuldades, através do contributo de representantes de todos os principais agentes do sector, nomeadamente da FECTRANS e da ANTRAM. O recrutamento e a redução das ausências de casa foram temas que marcaram os plenários. "Para ser motorista é preciso ter uma paixão enorme que permita combater as ausências e todas as dificuldades. É importante que se comece a olhar com outros olhos para esta profissão tão antiga e nobre", refere Filipe Pinheiro, para quem a falta de mão-de-obra "é muito preocupante"” e "coloca em causa a subsistência da actividade".

plenário

"Mais do que uma luta de euros, há uma necessidade urgente de cativar novas pessoas para esta área. Temos actualmente um grande fosso de gerações, que vai ser difícil suplantar quando os mais velhos entrarem para a reforma. Daí que seja preciso acender nos jovens a paixão por este mundo", considera. A feira contou ainda com uma pista de adultos para test-drive de viaturas novas e com formação de ecodriving para profissionais.

Evento promove oportunidades de negócio

Para as várias marcas presentes no evento, a Feira de Transportes foi um local de promoção e de contacto com o público, ajudando a potenciar algumas oportunidades de negócio, como explicou o representante da Auto Sueco Miguel Soares. “É um evento interessante na medida em que permite o contacto com outros parceiros que operam neste sector e faz com que surjam oportunidades de negócio. Por vezes, temos clientes com negócios bem encaminhados e estas iniciativas ajudam a potenciá-los”, explicou.

Auto Sueco

A ideia é partilhada por António Fernandes, vendedor da Scania, que considera “bom sinal” ver a presença de jovens no certame. “No nosso caso, foi um evento interessante em termos de frequência de clientes. Os contactos das pessoas mostraram interesse pela nossa marca”, sublinhou.

Scania

A organização da Feira dos Transportes permitiu que os expositores pudessem colocar os seus produtos nos próprios stands, o que para o consultor comercial da Galius Filipe Brandão foi “uma mais-valia”. “O facto de termos os tratores no próprio stand foi uma atracção e ajudou a que muitas pessoas viessem ter connosco, porque queriam ver o camião e acabavam por nos contactar. Este é sobretudo um evento em que pretendemos apresentar o produto e estar junto das pessoas”, referiu. 

Galius

Mundo não apenas de homens

A organização pretendeu ainda mostrar que o mundo dos transportes, em especial dos camiões, não está apenas circunscrito aos homens. Por isso, um dos destaques do certame foi a presença de Manuela Teixeira, camionista e proprietária da transportadora Euro Ariz, num momento que serviu para mostrar que as mulheres também se interessam por esta área. 

 

Texto e fotos: Ricardo Costa

 

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.