EasyCargo - No devido lugar

19 abril 2018

Caixas, caixinhas e caixotes para acomodar no semi-reboque. E se um software o fizesse por si, optimizando na perfeição cada carregamento que faz em reboque ou contentor? A EasyCargo desenvolveu uma plataforma online que lhe permite poupar tempo, espaço e dinheiro.

EasyCargo
EasyCargo - o editor «drag-and-drop» permite movimentar os volumes dentro do espaço de carga
EasyCargo
EasyCargo - Plano de carga
EasyCargo
EasyCargo
EasyCargo
EasyCargo - É possível alterar manualmente todo o plano de carga
EasyCargo - Visualização 3D da carga
EasyCargo - Peso por eixo

EasyCargo

A organização do espaço de carga pode ser uma tarefa complexa e demorada, bastante mais complicada do que apenas empilhar volumes numa área finita. Cada transporte tem as suas especificidades próprias e, muitas vezes, perde-se tempo valioso a tentar «encaixar» tudo no devido lugar, para que o peso fique correctamente distribuído e não se danifiquem os objectos mais sensíveis. A pensar nisso, os checos Jan Sovák e Robert Soják fundaram a EasyCargo, uma plataforma utilizada já em 70 países para fazer o cálculo do plano de carregamento.

EasyCargo

Através de um software que os próprios desenvolveram, com recurso a Unity 3D Technology, é possível definir o tamanho do reboque, semi-reboque ou contentor, inserir (ou importar de um ficheiro Excel) os pesos e dimensões de cada objecto e, num clique, obter o plano do carregamento. Além de avaliar a melhor distribuição de peso e não permitir exceder os limites, a EasyCargo prevê a possibilidade de atribuir constrangimentos a cada volume, como seja a impossibilidade de empilhar, rodar, inclinar e ainda de dividir os objectos por grupos, de acordo com a ordem do destino final. Criado o plano de carga, que fica disponível numa pré-visualização em 3D, o utilizador pode, manualmente, fazer as alterações que entender, rodando, arrastando e soltando os volumes um a um. O plano pode ser construído de raiz no sistema métrico ou imperial, ou reutilizado a partir de planos já executados. No final, é só guardar e imprimir.

EasyCargo - Plano de carga

 

Logística ao mílimetro
Sem qualquer conhecimento de base na área da logística, Jan e Robert, programadores de formação, desenvolveram a EasyCargo através do feedback que os clientes lhe foram fazendo chegar ao longo dos anos. A funcionalidade do cálculo da distribuição de peso, em que o utilizador verifica se não há excesso de peso por eixo, foi uma das primeiras a ser adicionada, com a introdução do editor «drag-and-drop» (arrastar e soltar) a ser outro passo importante.

EasyCargo - o editor «drag-and-drop» permite movimentar os volumes dentro do espaço de carga

Para os fundadores, “o principal problema na planificação de cargas são os velhos hábitos. Quando é perguntada a capacidade de carga a um transportador, ele limita-se a fazer uma estimativa com base no volume do material em metros cúbicos, outras vezes apenas com o peso da carga”.

Antes, não havendo como planificar o exacto posicionamento dos itens no espaço de carga, “os funcionários tentavam colocar as coisas por tentativa e erro”, explicam, um processo não só mais demorado, como também mais cansativo. Não foi de imediato que compreenderam que a EasyCargo era uma solução de rentabilidade, primeiro acharam que seria simplesmente uma ferramenta de apoio para transportadores.

EasyCargo

No entanto, devido aos “inúmeros registos na versão gratuita de teste para dez dias e aos muitos pedidos que recebemos dos clientes, percebemos a ajuda que é”.

Em constante evolução, a EasyCargo preocupa-se em saber o que pode ser melhorado, pelo que, no final de cada utilização, pede ao cliente que numa frase deixe uma sugestão. Curioso, dizem Jan e Robert, é que o “o planeamento do transporte é feito maioritariamente por fabricantes, no seu departamento de logística, vendas ou armazenagem, enquanto que as empresas de logística e expedição são apenas 30% dos nossos clientes”.

O apoio técnico é feito online, por e-mail ou nas redes sociais, com respostas em menos de 24h e com vídeos tutoriais disponíveis em mais de dez línguas (português incluído). Portugal já tem várias empresas a utilizar este software e, de acordo com a EasyCargo, está entre os doze países mais capazes de adoptar a plataforma.

EasyCargo - Peso por eixo

Quanto licenças de utilização, podem ser três tipos: Por um dia, por um mês ou por um ano, com pagamento mensal.

O benefício mais evidente é no tempo de carregamento, mas há empresas que já deram conta de poupanças na ordem dos 8 aos 20% do espaço de carga.

O melhor mesmo, para cada cliente, é experimentar a versão gratuita de teste, para perceber por si próprio de que forma é que a ferramenta o pode apoiar.

EasyCargo

Tecnologia 3D
A ideia inicial dos fundadores da EasyCargo era criar Advergames em 3D (jogos com fins publicitários em três dimensões), mas o negócio não se estava a expandir e Jan e Robert perceberam que poderiam aplicar a tecnologia para fazer a visualização 3D de planos de carga. Bastou uma pequena pesquisa para concluírem que não havia nenhuma solução de planificação de carga actualizada, levando ao nascimento, em 2011, da EasyCargo. Desenvolveram a plataforma para browser e, em 2014, criam a empresa Bee Interactive, que para já está unicamente dedicada ao desenvolvimento da EasyCargo.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.