Big data: novidade ou já uma pedra basilar do sector da logística?

16 julho 2019

A inovação tecnológica é uma oportunidade para melhorar a competitividade das empresas no sector da logística.

D46A4401

A irrupção de tecnologias como o Big Data, Internet of Things, Inteligência Artificial ou Blockchain e a sua implementação nas empresas e no mercado é uma realidade da qual depende a expansão e até a sobrevivência de muitos negócios.

A adopção da tecnologia irá marcar a fronteira entre as empresas que se adaptam rapidamente à mudança, melhorando e gerando novos serviços e produtos, e aqueles que, de um dia para o outro, começam a ter grandes dificuldades em continuar a operar sob as mesmas condições no mercado.

O Big Data revolucionou diversos sectores e a logística é um dos campos onde esta tecnologia tem demonstrado ter mais potencial. A natureza complexa e dinâmica deste sector torna-o perfeito para a aplicação do Big Data, tendo um grande impacto nas operações das empresas, por mudar a forma como recolhemos, processamos e analisamos dados, alterando também assim a forma como trabalhamos.

O que diferencia o Big Data de outras tecnologias são essencialmente três factores: a quantidade imensa de dados recolhidos, a velocidade com que os dados são gerados e a variedade de fontes dos mesmos. E são estes os três factores diferenciadores que causam realmente uma maior disrupção no sector da logística. Há muito que este sector utiliza dados estatísticos nas suas operações, mas agora opera numa base de real time analytics: a possibilidade de antecipar (ter insights sobre a forma como a procura do cliente irá evoluir ajuda a planear melhor e, consequentemente, a reduzir custos); a melhoria da gestão do inventário; a optimização das rotas graças aos dados de localização e da informação sobre condições atmosféricas ou condição das estradas em tempo real; e até mesmo a melhor afectação de Recursos Humanos e a optimização do seu trabalho.

shutterstock_567310462

O Big Data no sector logístico pode ser utilizado para reduzir ineficiências na última milha, proporcionar uma maior transparência na cadeia de abastecimento, optimizar entregas, proteger bens mais perecíveis e automatizar toda a cadeia de abastecimento. Pode contribuir para acelerar a concretização da venda na última milha, que é a etapa onde é difícil “saber” exactamente o que se passa. Trabalhar com o Big Data permite-nos ter conhecimento aprofundado sobre o ponto em que está o transporte de bens, a qualquer momento, e permite uma grande redução de custos e tempo perdido em processos, que são das maiores preocupações de todos os participantes deste sector.

O Big Data é já um eixo estratégico do sector da logística. Esta tecnologia, a par de outras como a cloud, permite um melhor e mais fácil armazenamento dos dados com custos muito baixos. Observa-se também nas empresas de logística a presença cada vez maior de sistemas de processamento de informação, que ajudam a recolher, armazenar e simplificar os dados para o utilizador comum, facilitando a tarefa de os gerir para a optimização das operações. Outras tecnologias como a Realidade Virtual ajudam também fabricantes e distribuidores a melhor posicionar os seus produtos, a optimizar custos e a aumentar as vendas quando incorporadas nas soluções. A Blockchain é outra tecnologia cuja utilização garante a segurança e a privacidade dos dados automatizados, gerando uma maior confiança na cadeia de abastecimento, um factor cada vez mais importante para a sobrevivência as empresas, dada a necessidade premente de colaboradores dentro do sector.

A digitalização permite optimizar em muito todos os processos industriais e corporativos. Hoje, é cada vez mais importante, nos negócios, ter uma mentalidade data-driven, ou seja, tomar decisões baseadas em dados. Nas actividades relacionadas com a cadeia de abastecimento a realidade não é diferente: os dados melhoram comprovadamente a qualidade das decisões e o desempenho.

Com a recolha e análise de dados criamos uma oportunidade de melhorar o nosso negócio e o dos nossos clientes, assim como os nossos processos de desenhar novas estratégias e de antecipar as necessidades do sector e dos nossos clientes, o que se traduz numa oferta de maior valor!


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.