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Telemóvel ao volante é perigoso. Mito ou realidade?

Infelizmente a sinistralidade automóvel e o número de vítimas dela resultante tem vindo numa triste tendência de aumento mês após mês.

Foto: Alexandre Boucher on Unsplash

Como "previsto" em textos publicados neste espaço desde 2016, claramente se entendia há muito que a diminuição do número de acidentes entre 2010 e 2017 resultava da diminuição do volume de tráfego nas estradas portuguesas provocada pela crise económica.

Aparentemente ainda ninguém indicou as causas deste aumento, mas aponta-se o uso do telemóvel como o grande flagelo da sinistralidade rodoviária em Portugal.  A base da argumentação é empírica pois como dizem "basta ir para a rua para vermos imensos condutores agarrados ao telemóvel enquanto conduzem!" e todos os estudos indicam como é perigoso falar ao telemóvel.

Mas daí até se inferir que é o uso do telemóvel que provoca a mortalidade rodoviária, vai um passo de gigante.  Surpreendentemente nenhuma estatística ou dados da sinistralidade demonstram ou relacionam objectivamente o telemóvel com o aumento dos acidentes com vítimas mortais nas estradas portuguesas.  Encontram-se disponíveis inúmeros estudos que relacionam o telemóvel com o aumento da distracção e, consequentemente, com o risco de acidente quando utilizado durante a condução.  

Um estudo australiano estimou em 25% o número de acidentes rodoviários motivados pela distracção do condutor, indicando que apenas 30 a 40% destes são resultado do uso do telemóvel. Ou seja, apenas cerca de 9% do total de acidentes poderão ser causados pelo uso do telemóvel.

Segundo a NHTSA cerca de 10% dos acidentes com vítimas mortais ocorridos nos EUA em 2017, tiveram origem na distracção dos condutores e destes, apenas 14% são motivados pelo uso indevido do telemóvel. Ou seja, somente 1,4% dos acidentes mortais terão uma relação directa com o uso do telemóvel.

Porquê então esta perseguição ao telemóvel? Ninguém tem dúvidas que o telemóvel, ou antes o "smartphone", equipamento multimédia e multifunções que cada vez mais gere a nossa vida em todas as suas vertentes, veio para ficar e em todo o lado, mesmo dentro do carro.  Aliás, os nossos carros, mesmo sem o telemóvel ligado, já possuem inúmeras funções, sistemas e aplicações que exigem recursos atencionais extraordinários aos condutores.

Todos os estudos acerca do uso do telemóvel (ver tabela) demonstram que falar ao telemóvel, mesmo com sistema mãos livres, é perigoso. Mais perigoso do que conduzir com 0,5 g/l de álcool no sangue ou sob efeito da cannabis, podendo aumentar em mais de 25% o tempo de reacção do condutor.  No entanto falar ao telemóvel com um sistema mãos livres é permitido e legal, talvez porque não é controlável pela polícia.  

A distracção do condutor é uma condição que ocorre quando a atenção necessária para conduzir é desviada para outra coisa ou para outra tarefa e pode ser de ordem visual, cognitiva, auditiva e/ou manual. A distracção visual, que ocorre quando o condutor deixa de olhar para a estrada, é a mais perigosa, em especial quando coincide com um evento perigoso ou provoca a capacidade de controlar a trajectória do veículo. Algumas tarefas efectuadas durante a condução resultam em diversas perturbações e são denominadas de "duplas tarefas", como por exemplo:

  • Falar ao telemóvel (com sistema mãos livres); provoca o efeito de "olhar e não ver", ou seja, uma afectação cognitiva e/ou auditiva reduzindo a capacidade de ouvir sinais sonoros externos
  • Falar ao telemóvel (com telemóvel na mão); provoca uma afectação cognitiva, auditiva e manual pois impede a utilização de uma das mãos e o potencial desajustamento de uso da outra mão, em especial em situações críticas
  • Ler o número ou o nome de quem chama (quando o telemóvel toca); afecta a capacidade visual e cognitiva pois o condutor não vê o que se passa na estrada e, durante uns momentos, olha mas pode estar distraído com a expectativa do conteúdo da chamada
  • Ler mensagens no telemóvel; provoca uma afectação visual e cognitiva porque o condutor não vê o que se passa na estrada
  • Escrever no teclado do telemóvel (texting); implica uma afectação visual, manual e cognitiva pois o condutor não vê o que se passa na estrada e utiliza uma mão fora do volante

E ainda, mesmo depois de desligar uma chamada telefónica enquanto conduz, fica com a capacidade cognitiva reduzida (olhar e não ver) por um período que pode durar vários minutos.

Neste contexto o uso do telemóvel durante a condução, motivado pelos diversos factores de perturbação, pode provocar um aumento do tempo de reacção do condutor:

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Ou seja, um condutor que circule a 90 km/hora, se tiver de travar perante a paragem inesperada do veículo da frente, demora em média cerca de 1 segundo em condições normais de atenção, e pode iniciar a travagem cerca de 25 metros após o momento da detecção do perigo.  Mas se estiver a falar ao telemóvel, seja de que forma for, essa distância pode aumentar entre 6 a 11 metros.

Contudo, e apesar dos dados científicos que demonstram a perigosidade das duplas tarefas, não nos parece que seja o telemóvel a maior causa da sinistralidade nem da mortalidade rodoviária em Portugal ou em qualquer outro país, não sendo por isso motivo para desculpabilizar ou para diminuir a perigosidade do seu uso em condução.  Não é no entanto motivo para o diabolizar.

 

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