Soarauto e Petronas - Unidos pela qualidade e confiança

26 junho 2019

Líder no Minho na comercialização de peças, acessórios e lubrificantes para automóveis, o Grupo Soarauto iniciou actividade há 35 anos, em Braga, graças à vontade de José Soares em "apostar em algo novo".

Soarauto

Hoje, os números da empresa des­tacam-se pelas dez lojas físicas, nove delas em concelhos mi­nhotos e outra na Guarda, bem como pelos seus 60 colaboradores. “Já estava na área, mas noutra empresa, e senti necessidade de construir alguma coi­sa com futuro. Fui empregado noutra casa durante sete anos e depois decidi estabelecer-me. O mercado começou a responder e fui avançando. Criei um pequeno armazém, alguns postos de trabalho e a clientela foi aderindo…”, conta José Soares.

Com o foco apontado para os ligei­ros durante largo período, a aposta da Soarauto no mercado dos lubrificantes de pesados nunca foi verdadeiramente levada a sério. Até a Petronas aparecer em cena, há quatro anos. “A nossa par­ceria com a Petronas, iniciada em 2014, acabou por ser o motor da aposta nos pesados, porque nos deu a oportunidade de trabalhar em áreas geográficas dife­rentes, como Guarda, Viseu, Vila Real, Bragança ou Viseu”, revela Renato Soares, filho de José Soares e CEO da Soarauto, elogiando a “confiança, transparência e frontalidade” deste “importante parceiro” de negócio.

Não conhecíamos o terreno e o início foi assustador, mas o «bichinho» ficou e sen­timos muito apoio por parte da Petronas. E esta parceria faz com que seja obriga­tório ter toda a família dos lubrificantes. O projecto ainda é um bebé, mas já se vêem resultados”, enaltece, sublinhando as “parcerias já estabelecidas com outras empresas do ramo” no interior do país para a comercialização de produtos Petronas nesse espaço geográfico.

Renato e José Soares

Renato e José Soares

 

Distribuidor líder na Península

O peso dos lubrificantes no Grupo Soarauto é significativo (600 toneladas vendidas no ano passado) e o seu crescimento inegável, de tal forma que a empresa sentiu neces­sidade de alargar as suas instalações na Guarda, inaugurando uma nova loja no início de Abril.

O armazém na Guarda comprova esse crescimento na área dos lubrificantes. Fomos obrigados a aumentar o local de armazenamento e, de igual forma, diminuímos os custos com a distribuição. Agora vamos procurar explorar o mercado de Viseu”, explica Joaquim Gomes, enge­nheiro responsável pela área dos lubrifican­tes da Soarauto, que lembra a “credibilidade da marca Petronas” como um “argumento mais do que válido” para cativar o cliente.

A Petronas transmite confiança e qualidade porque abrange todos os sectores. É preciso credibilidade no mercado. A qualidade está garantida e comprovada e a Petronas tem muita responsabilidade no mercado, porque produz e homologa o produto consoante as especificações originais”, destaca.

Actualmente, a Soarauto, empresa que em 2018 atingiu um volume de facturação na ordem dos 8 milhões de euros, é líder na distribuição de lubrificantes Petronas no mercado ibérico (no mix de produtos), além de, no último ano, ter conquistado o 1.º lugar entre os distribuidores nacionais da marca.

É muito gratificante para nós, como é óbvio. Isso também se deve ao facto de a marca nos dar espaço para trabalhar e querer crescer, como nós. E está a dar-nos muito gozo tra­balhar com as pessoas da Petronas. Nunca nos falharam nestes anos, são flexíveis em tudo e têm sido espectaculares. Tivemos resultados positivos desde o primeiro ano, o segundo já foi melhor e queremos conti­nuar a crescer. Acredito piamente que isso é viável”, expressou o director-geral Renato Soares, voltando ao motivo da aposta da Soarauto no ramo dos pesados.

Esta parceria «obriga-nos» a conhecer toda a família dos lubrificantes, não só dos ligeiros. Tal seria muito básico e não teríamos este cres­cimento de ano para ano, como por exemplo na indústria. São desafios interessantíssimos para uma empresa como a nossa”.

Armazém da Soarauto

 

Arrojo à boleia da prudência

A Soarauto nasceu em 1983, em Braga, mercê do arrojo de José Soa­res, hoje com 70 anos, mas que continua a seguir a par e passo a vida da empresa com uma “enorme vitalidade” e que lhe é reconhecida por todos os colaboradores.

Temos procurado acompanhar o mercado e vamos sempre passo a passo. É essa a mentalidade que temos: nunca dar um passo maior do que as pernas”, afirma José Soares, nomeando a “prudência” como um aliado essencial ao longo destes 35 anos.

Chegámos aqui com muito esforço e sacrifício, numa altura em que o mercado não era tão agressivo. Houve um risco calculado e as coisas demoraram o seu tempo”, ressalva. A ligação com a Petronas surge em 2014 e encaixa como uma luva neste sentimento transversal aos res­ponsáveis máximos da Soarauto: “Há muita transparência no negócio”, resume. “A qualidade do produto não deixa a desejar e a verdade é que estamos muito contentes com esta parceria”, completou o fundador.

Joaquim Gomes - Responsável Lubrificantes Soarauto

Joaquim Gomes - Responsável Lubrificantes Soarauto

 

Empresa familiar com 60 colaboradores

O crescimento do Grupo Soarauto “foi sempre sustentado”, como faz questão de recordar José Soares e o filho Renato, e hoje é a empresa líder na região do Minho no ramo de peças, acessórios e lubrifican­tes para automóveis. São 40 mil referências e 250 mil unidades em stock, numa extensão geográfica que contempla dez lojas.

No total, a Soarauto, uma “empre­sa de cariz familiar”, conta com a colaboração de 60 funcionários e prevê aumentar, em 2019, o vo­lume de facturação relativamente ao ano transacto.

 

Texto: José Mário Lima

Fotos: Paulo Jorge Magalhães

 

*Texto originalmente publicado na Edição n.º 109 da Revista Eurotransporte

 

Loja da Soarauto


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.