---

DAF CF 450 FT: Um camião tradicional a caminhar para o futuro

18 março 2020

O DAF CF 450 FT é, sobretudo, um camião multifuncional tendo sido concebido para ser utilizado tanto no transporte regional como no nacional, passando pelo internacional, assim como em estrada ou em terrenos acidentados.

Construído para atender às exigências de uso intensivo, o DAF CF 450 FT que tivemos a oportunidade de conduzir e testar é, na nossa opinião, a melhor opção em todas as aplicações que passam pelo transporte a granel e tanques até trabalhos pesados na indústria da construção, assim como na recolha de lixo e distribuição em geral.

Mas o camião que testámos não é apenas um veículo pesado versátil. É, também, um camião de óptima aparência, tanto por dentro quanto por fora. Novas características exteriores e o novo design interior tornaram este veículo mais atraente, confortável e agradável de conduzir.

Assim que chagamos às instalações da ACRV, um dos concessionários DAF em Portugal, em Castanheira do Ribatejo, facilmente nos deparamos com o CF 450 FT. Após uma breve apresentação entre nós e o press driver, o holandês Rob Smit, iniciámos o nosso teste que levou praticamente duas horas de condução para percorrer os cerca de 160 quilómetros de um percurso que previamente elaborámos para aquilatar das qualidades da “máquina” que a DAF nos colocou à disposição.

Após uma breve inspecção aos manómetros e demais botões que convém saber do seu posicionamento, arrancámos rumo ao Porto Alto, num trajecto sobejamente conhecido pelos motoristas de camião. Com rectas, curvas, subidas e descidas qb, assim como algum trânsito à mistura, o CF 450 FT “mostrou-nos” rapidamente que não iríamos ter dificuldades para concluir o percurso a contento.

No trânsito, logo após a saída das instalações da ACRV, o camião seguiu com naturalidade e com facilidade que acabou mesmo por nos surpreender. Cómodo e sem qualquer tipo de ruído no interior da cabine, o DAF CF 450 FT superou a fila compacta de trânsito, sem esforço para o condutor, que acabou, ainda, por ser descontraída pela conversa que fomos mantendo com o press driver, Rob Smit.

Após ultrapassado este período, entrámos no percurso onde nem sempre é fácil de conduzir um veículo com as dimensões de um pesado de mercadorias. Contudo, também aqui o camião se mostrou versátil e fácil de manobrar, ultrapassando as rotundas e vias estreitas com facilidade e bastante maneabilidade.

No troço final, com as subidas a marcar presença e onde se poderia prever alguma dificuldade (até porque o modelo por nós testado trouxe uma carga de 22 toneladas), acabou por ser ultrapassado com nota positiva.

Mercê de uma potência assinalável e com uma relação de caixa automática bastante positiva e suave, o DAF CF 450 FT nunca caiu para níveis fracos. Apenas registamos um aspecto menos positivo. A ajuda que o condutor pode dar ao camião para ultrapassar uma dificuldade (subida acentuada ou ultrapassagem), usando a passagem de caixa manual, não é directa. Primeiro tem de comutar o sistema de passagem de caixa automática para manual e, depois, baixar a mudança.

daf (2)

Contudo, este aspecto nada de anormal traz ao camião, porque a mudança de caixa de automática para manual faz-se através de um ligeiro toque num botão colocado na extremidade da mesma manete onde se faz a mudança de velocidade.

Após duas horas ao volante do DAF CF 450 FT, a condução acabou por ter sido agradável, fácil e surpreendente, nomeadamente quanto à versatilidade do camião e à comodidade que o mesmo nos “ofereceu”.

Caixa de velocidades

De série, o DAF CF450 FT é equipado com uma caixa de velocidades TraXon, automática. A versão que testámos apresentou uma caixa de 12 velocidades, mas outras versões podem sustentar caixas de 16 velocidades, desenvolvidas especialmente para operar em baixas rotações do motor em todas as mudanças. A multiplicação e desmultiplicação é rápida e suave, suporta a mais alta eficiência e conforto e a transmissão oferece excelentes características de manobra em baixas velocidades. Além disso, o uso prolongado do EcoRoll contribui para o menor consumo de combustível.

Motor

Os motores do DAF CF foram concebidos para atingir até 7% de eficiência de combustível extra e, como resultado, até 7% de emissões de CO² mais baixas. O DAF CF 450 oferece uma gama de novas classificações de potência dos motores multibinário PACCAR MX-11 e MX-13. Estas classificações de potência resultam num maior binário em rotações mais baixas para permitir a aceleração do motor. Extraordinário é o camião poder rolar com baixas rotações do motor, na casa das 900 rpm, e obter a mais alta eficiência, confiabilidade, durabilidade e níveis de ruído extremamente baixos. Para distribuição nas cidades, o DAF CF pode ser equipado com o motor PACCAR PX-7, de 6,7 litros.

DAF

Maior eficiência de combustível

O DAF CF oferece economia de combustível líder do sector. Maior binário em rotações mais baixas, combinado com transmissões optimizadas, novos eixos traseiros de alta efi ciência, electrónicos aprimorados e melhorias aerodinâmicas, resultam em maior eficiência de combustível de até 7% em viagens de longo curso.

Eco Mode estendido

Para aumentar a eficiência do combustível, reduzir as emissões e reduzir os custos operacionais, o DAF CF inclui um conjunto estendido de opções do Modo Eco. O Modo Eco Performance garante um equilíbrio ideal entre a condução e a economia. Quando a eficiência do combustível é primordial, o Modo de Combustível Ecológico é a melhor opção, com a troca de velocidades em rotações mais baixas.

Suspensão Pneumática

A suspensão pneumática controlada electronicamente (ECAS) foi completamente revista para oferecer conforto, funcionalidade e confiabilidade. O sistema permite um excelente controlo de pressão dos foles de ar, garantindo a melhor estabilidade possível do veículo, também ao carregar e descarregar. Além disso, graças à medição ultra-precisa e à compensação das variações de carga do eixo, a sobrecarga dos eixos pode ser evitada. Esta unidade de controle torna o sistema ECAS de primeira classe da DAF extremamente fácil de operar.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.