Tudo a postos para a IAA

10 julho 2018
6min.

A MAN já levantou o véu em relação ao que irá apresentar na 67.ª edição do Salão de Veículos Comerciais IAA, que se realiza entre 20 e 27 de Setembro, em Hannover (Alemanha).

Na IAA a MAN terá em exposição o eTGM e eTGE

Realizado de dois em dois anos, o Salão de Veículos Comerciais IAA é o evento onde as marcas apresentam as mais recentes tecnologias. No caso da MAN, o caminho a seguir é o da mobilidade eléctrica, condução automatizada e digitalização.

Numa antevisão do evento que vai decorrer em Setembro, a marca do leão anunciou em Berlim que irá ter em exposição um camião de distribuição totalmente eléctrico, o MAN eTGM, bem como a MAN eTGE, a versão eléctrica da nova van. Ambos os veículos são destinados à distribuição urbana, sector onde o fabricante alemão passa a ter uma gama que vai das três às 26 toneladas.

As baterias no novo camião eléctrico podem ser instaladas por baixo da cabine e nas laterais da estrutura, proporcionando uma autonomia de até 180km, com o motor eléctrico a apresentar 264 kW de potência. A partir do próximo Outono nove empresas membro do Austrian Council for Sustainable Logistics vão testar o MAN eTGM.

Quanto à eTGE tem uma autonomia de até 160km, com uma capacidade de carga que varia entre 1 e 1,75 toneladas, dependendo do tipo de homologação. No que diz respeito aos tempos de carregamento, para atingir a capacidade máxima operacional são necessárias cinco horas e meia ligada a um carregador. Para um processo mais rápido, se for feito numa estação de carga de 40 kW, a bateria carrega até 80% em 45 minutos. As baterias de 36 kWh apenas perdem 15% da sua capacidade depois de 2000 ciclos de carregamento, com manutenção adequada.

Também no transporte de passageiros são apresentas alternativas ao diesel. Na IAA os visitantes poderão ver, pela primeira vez, o protótipo do MAN Lion's City E que, por prescindir do espaço do motor, está equipado com mais assentos na parte traseira. A marca pretende pôr em funcionamento uma frota piloto de autocarros eléctricos em várias cidades europeias antes de começar a produzir em série este modelo.

Joachim Drees, CEO da MAN Truck & Bus afirmou que "o ambiente urbano é o sector mais importante de utilização para os comerciais eléctricos. Tem zero emissões e, por isso, contribuem para a melhoria do ar na cidade. Além disso, são extremamente silenciosos, o que significa que no futuro será possível fazer entregas à noite, resolvendo o problema da trânsito durante o dia. Para nós há uma coisa que é clara: o futuro do transporte urbano de passageiros e mercadorias é eléctrico".

No evento bianual irá ser também a estreia do MAN Lion's City equipado com o novo motor a gás E18, que pode ser opcional com o MAN Efficient Hybrid. O fabricante alemão completa ainda a gama destinada ao transporte de passageiros com a criação do minibus baseado na TGE. Na IAA irá estar em exposição a MAN TGE Intercity, uma variante inter-urbana equipada com 15 assentos para passageiros.

Protótipo do MAN Lion

Digitalização

Para além dos veículos em si, a MAN pretende divulgar na IAA as soluções digitais. Em 2016 o fabricante alemão criou a plataforma RIO e é com base nela que foi desenvolvida a "MAN DigitalServices", exclusiva para veículos MAN. No entanto, esta solução de conectividade para a indústria do transporte também incluí do hardware do RIO Box, o que significa que esta está aberta a diferentes sistemas e fabricantes.

O RIO Box é instalado de base em todos os novos camiões Euro 6 MAN e os proprietários podem usar as funções básicas da MAN Essentials, que são grátis depois de registados na plataforma RIO. O utilizador recebe no computador várias informações relativas ao veículo, como a localização, a velocidade actual, a quilometragem, velocidade média e peso, bem como uma análise do consumo de combustível. O cliente tem ainda acesso à aplicação MAN ServiceCare, uma ferramenta que lhe permite gerir a manutenção da frota.

Mas o MAN DigitalServices procura ir além dos veículos, dedicando-se também aos requisitos sociais e administrativos. A aplicação MAN Compliant permite fazer automaticamente o download de todos os dados do tacógrafo digital do veículo, independentemente da sua localização. É também possível armazenar, analisar e gerir os dados até 25 meses. Isto está de acordo o período de dois anos legalmente estipulado, no qual as empresas de transporte devem guardar os dados.

MAN TGE Intercity

Platooning

A antevisão da IAA foi realizada no Aeroporto de Berlim-Brandemburgo, que ainda está em construção e onde a MAN colocou à disposição da imprensa veículos equipados com estas novas tecnologias e soluções.

O espaço existente no aeroporto serviu para demonstrar como funcionam os camiões em platooning, que estão conectados por uma "barra de engate" electrónica. Possível de ser utilizado com dois ou mais camiões, o primeiro determina a velocidade e direcção, enquanto o segundo o segue de forma automática, a uma distância que varia entre os 10 e 15 metros. Entre as principais vantagens na utilização do platooning está a redução das emissões de CO2, a redução do consumo de combustível até 10% e o aumento significativo da segurança em auto-estrada. Para este último factor contribui o sistema electrónico que faz com que o camião que segue atrás reaja à travagem do camião que segue à sua frente em cinco milésimos de segundo.

A MAN tem em funcionamento um projecto piloto de platooning na auto-estrada A9, entre Munique e Nuremberga, desde finais de Junho. Em colaboração com a DB Schencker, o fabricante alemão está a testar em condições reais de estrada a nova tecnologia.

Platooning

Atenções centradas no motorista

Em Berlim houve ainda espaço para mostrar o novo Cruise Control Adaptativo (ACC) com função stop-and-go, uma função que previne o cansaço do motorista em situações de muito trânsito. Esta nova tecnologia regula automaticamente a distância em relação ao veículo da frente, mesmo em baixas velocidades, abranda e pára, se for necessário, e arranca automaticamente depois de curtas paragens. Para além desta nova função, a nova geração de ACC da MAN também disponibiliza uma resposta mais confortável quando o camião se aproxima de veículos. O sistema também evita travagens e acelerações desnecessárias, reduzindo o desgaste dos travões e o consumo de combustível.


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