Após 2020 expoMECÂNICA passa a bienal

16 outubro 2019
5min.

À semelhança dos grandes eventos internacionais do aftermarket automóvel, o expoMECÂNICA - Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, passa a realizar-se de dois em dois anos, já a partir da próxima edição que terá lugar entre 17 e 19 de Abril de 2020, na EXPONORTE.

---

A organização do expoMECÂNICA optou por realizar o certame dedicado ao sector automóvel, nomeadamente no pós-venda, a cada dois anos (anos pares) em detrimento da realização anual. Com esta medida, a Kikai Eventos, pretendeu alinhar o seu evento com os demais do sector em termos internacionais. A novidade agradou ao tecido empresarial português, assim como aos expositores espanhóis, permitindo que estes possam participar em maior número, prevendo-se mesmo que o expoMECÂNICA 2020, venha a registar a maior participação espanhola de sempre.

A seis meses da realização do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, que vai decorrer entre 17 a 19 de Abril, a planta do maior evento ibérico do aftermarket automóvel do primeiro semestre do próximo ano, a acontecer na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, já integra o mesmo número (26) de expositores espanhóis da edição anterior (planta da feira). Para além dos nossos vizinhos espanhóis, a presente edição do certame, já conta com operadores económicos italianos e belgas com reservas de espaço concretizadas.

Na grelha de partida do expoMECÂNICA 2020 deverá perfilar-se mais um recorde de participação de expositores estrangeiros. Para o efeito, muito já está a contribuir a decisão da Kikai Eventos, o organizador do evento de referência do pós-venda português, de reposicionar a feira, com a alteração da sua periodicidade.

O Salão vai realizar-se de dois em dois anos (pares) a partir de 2020, alternando com a Motortec Automechanika Madrid.

O acerto de calendário no próximo ano fará a 8.ª edição do certame acontecer só em 2022. Desta forma, o expoMECÂNICA alinha-se com as tendências internacionais do sector, permitindo ainda o seu crescimento no panorama dos principias eventos europeus que espelham a actividade.

Novo compromisso com o sector

Depois de uma profunda reflexão e consulta do mercado, “assumimos um novo compromisso com o sector”, começo por nos dizer José Manuel Costa, director-geral da Kikai Eventos.

“A receptividade - nacional e internacional - está a ser muito positiva. Estamos a conseguir excelentes resultados lá fora, sobretudo em Espanha, o que nos leva a crer que vamos ter a melhor participação de sempre”, explicou o nosso interlocutor.

Segundo este responsável, esta alteração estratégica e profunda vai ao encontro do que “pretende o mercado e a organização da feira. Colocamos o interesse do sector acima de tudo. Provamos que somos uma alternativa credível e segura a todos os que pretendem, tal como nós, crescer e alargar as fronteiras do aftermarket. Adoptámos um modelo que funciona em toda a Europa”, referiu o mesmo responsável.

expo2

Força da feira está nos players

Entretanto, a campanha do expoMECÂNICA 2020 prossegue com ganhos nos principais indicadores comerciais. Mais de metade da área expositiva (24 mil metros quadrados), está já ocupada por um total de 157 empresas, evidenciando um forte interesse dos operadores do pós-venda no certame.

“A força da feira está, precisamente, nesta participação atempada e ininterrupta de muitos dos grandes players”, refere Sónia Rodrigues, directora comercial da Kikai.

Com mais 8 mil m2 disponíveis no desenho da sétima edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, existe assim a expectativa de novos crescimentos em vários indicadores, quantitativos e qualitativos.

“Estamos no bom caminho para obter um resultado histórico em termos de área líquida alugada. Dos quatro pavilhões da EXPONOR alocados ao evento, a nave 5 do recinto está nesta altura praticamente preenchida, o Pavilhão 4 para lá caminha já com 75% da área reservada e estamos com uma ocupação de 33% nos dois restantes. E a campanha ainda só vai a meio”, fez questão de salientar Sónia Rodrigues.

Mercê do empenhamento da equipa organizativa e com o andamento que o certame já regista em termos de participações registadas, prevê-se que o expoMECÂNICA venha a ser uma feira repleta de participantes nacionais e estrangeiros.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.