Innovadion Day do Grupo TRATON

03 outubro 2019
5min.

O Dia da Inovação do Grupo TRATON, composta pelas marcas MAN, Scania, VWCO - Volkswagen Caminhões e Ônibus, decorreu em Södertälje, na Suécia, onde foram apresentadas as recentes novidades das três marcas.

---

A Eurotransporte esteve presente no evento mundial, que teve lugar no Centro de Desenvolvimento da Scania, para conhecer as inovações do Grupo TRATON.

O grupo liderado por Andreas Renschler, CEO da TRATON e Membro do Conselho de Administração da Volkswagen, tem como objectivo principal a digitalização, “A proporção de especialistas eléctrónicos e de software nos nossos departamentos de desenvolvimento está a aumentar consideravelmente. Pretendemos investir mais de um bilião de euros em digitalização nos próximos cinco anos” referiu Christian Levin, COO da TRATON.

191002_ID_Digitization

Mas para a TRATON a inovação refere-se também à Modularização de componentes e produtos, a Softwares e Sistemas como como sinónimo de networking de tecnologias novas e tradicionais, bem como modelos de negócios e às Pessoas e Colaboração, que serve como base para a cooperação entre fronteiras e marcas.

Scania AXL não precisa de condutor

O mais recente membro da família autónoma é o Scania AXL e não possui cabine. “Com este camião damos um passo significativo em direcção aos sistemas de transporte inteligentes do futuro, onde os veículos autónomos vão desempenhar um papel natural” explicou Henrik Henriksson, Membro do Conselho Executivo da TRATON e CEO da Scania. Vamos continuar a criar conceitos para mostrar o que podemos fazer com a tecnologia que temos disponível.”

191002_ID_AXL

Para este conceito o software é em muitos aspectos mais importante que o hardware. O Scania AXL é dirigido e monitorizado por um ambiente de controlo inteligente. Em minas, por exemplo, as operações autónomas são facilitadas por um sistema de logística que informa ao veículo como ele deve ser executado. O veículo é carregado com biocombustível renovável.

A gama eléctrica da VWCO

A VWCO vai investir mais de um bilião até 2021, o objectivo é acelerar a introdução de camiões eléctricos no Brasil e Roberto Cortes, Membro do Conselho Executivo da TRATON e CEO da VWCO, anunciou a formação de um e-Consortium, na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro.

O e-Consortium é uma evolução do Consórcio Modular criado pela VWCO, no qual a fabricante divide a montagem dos veículos dentro da fábrica com sete fornecedores. O novo sistema traz mais empresas e prevê mais etapas do processo além da produção. Os parceiros e fornecedores serão: a Siemens, que vai fornecer a infraestrutura e equipamentos de carregamento, e energia elétrica aos clientes; A CATL e Moura, responsáveis pela distribuição, coordenação e manutenção das baterias e a Bosch, WEG e Semcon, ficam responsáveis pelo desenvolvimento e fornecimento de componentes.

Este sistema vai facilitar o acesso à tecnologia eléctrica, no sector de veículos comerciais. A VWCO tem vindo a aperfeiçoar cada vez mais essa tecnologia, e desenvolveu uma solução de engenharia patenteada para os seus veículos eléctricos, sustentada por uma arquitectura flexível.

Neste contexto a gama VW e-Delivery continua em expansão, o que culminou com a apresentação do seu modelo de 4 toneladas pela primeira vez, no Innovadion Day. Este foi desenvolvido com a mesma solução de arquitectura flexível usada nos outros veículos da linha eléctrica.

191002_ID_VWCO

“A nossa equipa criou e construiu uma configuração tecnológica pioneira e um modelo de negócios que nos permitirá introduzir a nossa gama de veículos eléctricos comerciais no mercado mundial de transportes" assumiu Roberto Cortes.

Isto permitiu um acordo histórico entre a cervejaria multinacional Ambev e a VWCO. Em 2018, a Ambev assinou uma intenção de compra, para ter em 2023, mais de 1/3 da frota de distribuição de parceiros da Ambev composta por camiões eléctricos da Volkswagen. A iniciativa envolve 1.600 veículos movidos a energia limpa.

 

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.