Conheça a Oficina 4.0 no expoMECÂNICA

16 abril 2019
8min.

A poucos dias da abertura de portas (3 a 5 de Maio), o Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto volta a fazer história. São mais expositores (253) – e 67 novas empresas – a ocuparem totalmente três pavilhões, com 16.000 metros quadrados, da EXPONOR - Feira Internacional do Porto.

fotoexpomecanica_01_18
fotoexpomecanica02_2018
fotoexpomecanica_03_2018

fotoexpomecanica_01_18

O expoMECÂNICA 2019 garante ainda uma viagem ao futuro do pós-venda e um bilhete exclusivo para a “Oficina 4.0”.

Com o conhecimento tecnológico actual, como é que podemos imaginar uma oficina em 2050? A resposta a esta questão estará na 6ª. edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, que abrirá portas dentro de dias (3 a 5 de maio), na EXPONOR - Feira Internacional do Porto (Matosinhos), com a apresentação da “Oficina 4.0”.

«Queremos que a Oficina 4.0 seja uma viagem a um tempo futuro. Para isso, o que criámos foi uma experiência inovadora que queremos que seja, ao mesmo tempo, impactante e divertida», descreve Pedro Proença, director comercial e de marketing da Create Business que, em parceria com a Kikai Eventos, desenvolveu o projecto.

Muita tecnologia e uma experiência diferente para dentro de uma feira tradicional são, pois, mais alguns dos aliciantes extra desta iniciativa. Estamos perante um projecto que poderá abrir possibilidades para que no futuro mais e mais acções deste género passem a fazer parte do expoMECÂNICA.

Inovação obriga a mudar

O Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto nunca deixou de evoluir, demonstrando ano após ano ser um evento cada vez mais ajustado à realidade do aftermarket. A “Oficina 4.0” é disso exemplo, mas há mais.

«É impossível ficar indiferente a toda a inovação que todos os dias nos é apresentada, daí que a nossa responsabilidade seja olhar para o futuro e preparar-nos para os desafios que a manutenção e a reparação automóveis têm pela frente», refere José Manuel Costa, director-geral da Kikai Eventos, a entidade organizadora do expoMECÂNICA.

Um trabalho que tem vindo a ser reconhecido por todo o tecido empresarial e associativo da feira. «Gosto muito da vontade que têm em inovar, trazer o que de melhor se faz lá fora e até de importar para este salão modelos e exemplos de outros setores de actividade», salienta ainda Pedro Proença.

É, precisamente, a capacidade do expoMECÂNICA em se reinventar a cada edição que o torna diferenciador. O que leva muitas empresas como a Create Business a apostar na feira. A Convenção anual da empresa terá lugar no Salão e contará com a presença de 900 empresários e profissionais do sector.

Também na óptica de Joaquim Candeias, presidente da Divisão do Comércio Independente de Peças (DPAI) da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), desde a primeira edição, que o certame tem prestado um «extraordinário contributo», aos participantes e ao sector. Este ano, e para mostrar um «forte e total apoio a este evento», a Comissão Especializada de Fabricantes de Peças da Divisão do Pós-venda Automóvel Independente da ACAP vai apresentar os “Jogos Mecânicos”, que exigirão habilidade e técnica, mas onde não faltará diversão!

Dinâmica imparável, onde tudo acontece

Ao longo dos três dias da feira (3 a 5 de maio), estaremos perante um acontecimento que mobiliza todo o mercado do aftermaket, onde tudo acontece.

A programação é forte. E a dinâmica imparável. Serão múltiplas realizações (mais de uma centena) a acontecer em simultâneo e distribuídas por vários formatos. Desde jantares, encontros e reuniões de negócios, passando por demonstrações, colóquios, convenções e muitos outras atividades que marcam a agenda do evento.

«Pausas, só mesmo para almoço, de resto, o tempo será totalmente preenchido com actividades», refere Sónia Rodrigues, directora comercial da Kikai.

As expectativas são altas, sobretudo por ter mais um pavilhão e pela presença de 67 novas empresas.  «Estamos à espera de muitas novidades, em termos de produtos e serviços, muitas surpresas para os participantes e visitantes, muitos negócios e bons resultados para os expositores e, claro, sempre com o foco de corresponder às expectativas dos empresários visitantes da feira», salienta Nelly Valkanova, secretária-geral da Associação Nacional do Ramo Automóvel.

A ARAN estará presente pelo sexto ano consecutivo e, nesta edição, reforçará as acções. Serão realizados três workshops, distribuídos pelos três dias da feira.

Pela primeira vez a apoiar o certame, a Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA) organizará dia 3 de maio, primeiro dia da feira, uma sessão técnica, sobre equipamento de diagnóstico electrónico on board diagnose (OBD).

O expoTALKS - Ciclo de Conferências (Schaeffler) e o Demotec – Espaço de Demonstrações (CEPRA) já não têm horários disponíveis. Tudo cheio. Para tal, muito contribuiu terem sido empreendidas melhorias no layout e nos temas.

«Quando os projectos são bem elaborados, bem concebidos e melhor realizados, logicamente que só poderão dar bons frutos», refere Paulo Pinto, da Schaeffler, a empresa que nesta edição dinamiza o expoTAlks.

Aguarda-se ainda uma forte mobilização dos profissionais ao Plateau TV (Jornal das Oficinas), ao 15.º Encontro Nacional da Reparação e Manutenção Automóvel (ANECRA) e à 1ª Mostra de Miniaturas expoMECÂNICA.  

Ponto de encontro do aftermaket

A 6.ª edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto olhará com particular atenção para o futuro da reparação automóvel. No entretanto, e a cada nova edição, continua a fazer história nos eventos de aftermarket.

Há muito que as principais metas definidas pela Organização foram ultrapassadas. «O mercado está a dar um sinal muito claro de enorme vitalidade. Temos uma taxa de fidelidade superior a 80% para com o certame e a entrada de 67 novas empresas. A forma como as empresas olham para a feira é inequívoca», refere José Manuel Costa.

A maior feira nacional de sempre do aftermaket nacional realiza-se novamente na EXPONOR, ocupará três pavilhões e conta com a presença de 253 empresas e entidades. Cresce 12% no número de expositores e de 5% no espaço ocupado (16.000 metros quadrados), face à edição anterior. São 40 os expositores internacionais e seis os países representados (Espanha, Itália, Alemanha, Holanda e Polónia, para além de Portugal). Quer ainda ultrapassar o excelente número de visitação do ano anterior – 17 mil profissionais.

O ponto de encontro do aftermaket português é no expoMECÂNICA 2019.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.