Camionistas ajudam crianças

07 novembro 2018
14min.

Porque o universo dos veículos pesados e de comerciais é muito mais vasto que novos modelos, peças ou apresentações, a EUROTRANSPORTE traz-lhe hoje uma vertente social que reuniu dezenas de camionistas e que tivemos o privilégio de presenciar, numa das recentes viagens à Dinamarca.

HCA Hospital DEN 02

HCA Hospital DEN 10

São 10h e a entrada do Hospital Pediátrico H.C. Andersen (Odense, Dinamarca) começa a encher-se de camiões. O som das buzinas faz chegar à janela os mais desatentos, mas à porta já os esperam meia dúzia de crianças.

Desde 2010 que, uma vez por ano, um grupo de motoristas pertencente à Tossesde Truckers, visita o Hospital Universitário de Odense com os seus veículos pesados. Apesar do frio da manhã e da chuva, cada vez mais pessoas se vão juntando à entrada: enfermeiras, pais, crianças a pé, em cadeiras de rodas, ligados a soro. Os motoristas começam a sair das cabines e a convidá-los a ir espreitar o interior das viaturas, num parque que em pouco mais de 10m ficou cheio.

Scania, MAN, Volvo, IVECO, DAF... Os pesados vieram de toda a Dinamarca.

 HCA Hospital DEN 06

Steen Knog Have, tem 48 anos e conduziu desde Hårby (a cerca de 30km de Odense), acompanhado da mulher. Camionista há mais de três décadas, é a primeira vez que integra este evento. Também ele pai, decidiu vir "para ajudar os miúdos".

Habituado a transportar paletes de madeira pelo país, a viagem às alas das crianças internadas, acamadas, ligadas a máquinas, sem cabelo, era algo para que não estava preparado. A visita ao interior do hospital faz parte da sensibilização para a realidade destes meninos e meninas que em vez de estarem na escola, se encontram hospitalizados.

"Eles agradecem-nos por termos vindo" comenta o camionista.

HCA Hospital DEN 07

Steen Knog Have conduz um Scania S450 que diz "adorar". O mesmo verbo é usado por Noah Terkelsen, de 7 anos.

Apesar de estar a receber medicação intravenosa, tal não o impediu de subir e visitar o interior da cabine.

Sentado ao volante é impossível não ver a felicidade estampada na cara de Noah à medida que descobre tudo o que se encontra no painel, mexe no limpa para-brisas, espreita por detrás dos bancos... O jovem foi operado a uma perna e embora já tenha tido alta, tem que visitar diariamente o Hospital para receber a medicação, durante 1h30, ao longo de 12 semanas.

HCA Hospital DEN 15

Noah Terkelsen com os pais e irmão

 

Ajudar as crianças a sorrir e tornar a estadia no hospital menos dolorosa é objectivo de Mette Sorang Kjær, Coordenadora da Área de Bem Estar Infantil do Hospital Pediátrico H.C. Andersen, e que, quase diariamente, organiza eventos, a par das iniciativas permanentes (palhaços, aulas de ginástica/coordenação, parque infantil...).

"Colaboramos com a Associação Tossesde Truckers desde 2010, ano em que os visitei no Ørbæk Market, onde estavam com 100 veículos reunidos para angariar dinheiro para caridade". Nos últimos anos os fundos têm revertido para o Hospital Pediátrico H.C. Andersen e no Verão, Mette Sorang Kjær, leva uma ou mais crianças até ao Ørbæk Market (este ano estiveram 75 camiões).

"É fenomenal ver e experienciar como este evento junta crianças e adolescentes e os faz sair das camas..." afirma Mette.

HCA Hospital DEN 11

HCA Hospital DEN 14

HCA Hospital DEN 16

Em 2009 o Hospital criou o projecto “The Trylle Mountain” e desde aí tem "tentado ajudar a criar as melhores condições possíveis para todas as crianças e jovens em exercício, mas também em regime ambulatório. Costumo dizer que devemos ser inteligentes e enriquecer-nos, mesmo se estivermos internados." E é isso que Coordenadora da Área de Bem Estar Infantil tenta, sendo que muitas das iniciativas são realizadas em coordenação com colaboradores externos "como as Legeheltene, Hospitalsklovne, URK Ællingen ou o café infantil dirigido por voluntários".

Recentemente, para além da visita dos camiões da Tossesde Truckers, as crianças do Hospital Pediátrico H.C. Andersen tiveram oportunidade de ver e andar em veículos vintage e conhecer alguns Bombeiros e Polícias (com a possibilidade de subir e descer na grua do camião de incêndio e fingir que conduziam as motas da Polícia local).

O calendário de eventos pode ser consultado AQUI

HCA Hospital DEN 17

HCA Hospital DEN 12

HCA Hospital DEN 08

HCA Hospital DEN 05

HCA Hospital DEN 04

41403593_2106309882766306_1003478787557425152_n

Alguns elementos da Associação Tossede Truckere. Os lucros realizados durante o Ørbæk Market foram entregues ao Hospital Pediátrico H.C. Andersen


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.