Michelin adquire Fenner

21 março 2018
4min.

A Michelin anunciou a sua intenção de adquirir a Fenner PLC, com sede em Hessle, no Reino Unido. Com um volume de vendas de 655 milhões de libras em 2017, a Fenner é um líder mundial na tecnologia de polímeros reforçados. 

Fenner logo
Fenner

Fenner logo

A Fenner disponibiliza soluções de correias de transporte e de produtos à base de polímeros reforçados para o sector mineiro e para a indústria em geral. A empresa opera duas divisões: (i) a Engineered Conveyor Solutions (ECS), o segundo maior produtor mundial de correias de transporte para cargas pesadas, e um ator global no mercado dos sistemas de transporte complexos e pesados, e (ii) a Advanced Engineered Products (AEP), líder em produtos realizados à base de polímeros. A Fenner utiliza o seu conhecimento para identificar, conceber e fabricar produtos à base de polímeros, desenvolvidos localmente e de performance extrema, para mercados de nicho de todo o mundo.

Para a Michelin, esta aquisição está no perfeito alinhamento estratégico com a sua ambição de alavancar as suas competências em materiais de alta tecnologia.

Espera-se que a operação proporcione os seguintes benefícios estratégicos:

• Soluções abrangentes para os clientes do sector mineiro: a aquisição permitirá ao Grupo disponibilizar aos clientes da indústria mineira uma oferta abrangente, abarcando desde pneus a correias de transporte, associada aos serviços e soluções relacionados, e incrementar o alcance geográfico de ambas as empresas.

• Conhecimentos e capacidade de inovação alargados em materiais de alta tecnologia: conduzidas por uma forte cultura de inovação, a Michelin e a Fenner são líderes no sector tecnológico e têm desenvolvido com êxito gamas de produtos de alta qualidade. A adição do leque de polímeros da Fenner contribuirá para que a Michelin passe a competir nos mercados dos polímeros reforçados, nomeadamente no que se refere a bens de consumo, aos dispositivos industriais e aos segmentos clínicos. A Fenner será, ainda, a pedra angular no processo que a Michelin está a desenvolver para incrementar ainda mais a sua especialização em produtos de materiais e engenharia avançados. 

“A Michelin valoriza as competências, a experiência e o conhecimento industrial dos gestores e colaboradores do grupo Fenner. Dominar os materiais de alta tecnologia é vital para criar valor nos próximos anos. A Fenner permitirá à Michelin acelerar o seu crescimento nesta área, e reforçar a sua posição enquanto protagonista nos mercados mineiros em forte recuperação com uma oferta abrangente”, afirmou Jean-Dominique Senard, CEO da Michelin.

“A proximidade cultural e as oportunidades de negócio são excelentes com a Michelin. Ambas as empresas têm a inovação no seu ADN e têm como principal fator orientador encontrar soluções para o cliente”, referiu Mark Abrahams, CEO da Fenner.

No seguimento das análises e das conversações com a Fenner, a Michelin identificou oportunidades significativas para alcançar reduções de custos com materiais, das quais 30 milhões de libras anuais resultantes de sinergias imediatas, uma melhoria da eficiência dos processos industriais e um incremento das competências em R&D, com a perspetiva de obter um mais rápido crescimento e uma significativa criação de valor.

As administrações de ambas as empresas chegaram a um acordo sobre os termos de uma oferta pública de aquisição por parte da Michelin. Cada accionista receberá 610 pence por cada ação da Fenner PLC, o que representa um incremento de 30,7% sobre o preço das ações da Fenner, de 467 pence quando do fecho do mercado a 16 de março de 2018, último dia de operações antes deste anúncio, valorizando a Fenner como empresa em, aproximadamente, 1300 milhões de libras. A aquisição será implementada através de um convénio aprovado por um tribunal.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.