Renault-Nissan-Mitsubishi vai investir em inovação

26 janeiro 2018
6min.

A Renault-Nissan-Mitsubishi, anunciou o lançamento da Alliance Ventures, um novo fundo de capital de risco que tem como objectivo investir até mil milhões de dólares para apoio à inovação ao longo dos próximos cinco anos.

Aliança

No primeiro ano é esperado um investimento do fundo no valor de 200 milhões de dólares em startups e parcerias de inovação com empreendedores do sector da tecnologia dedicados à nova mobilidade, incluindo electrificação de veículos, sistemas autónomos, conectividade e inteligência artificial.

Com investimentos anuais adicionais, a Alliance Ventures irá tornar-se o maior fundo de capital de risco do sector automóvel durante a vigência do Alliance 2022, um plano estratégico a médio prazo lançado no ano passado pela Renault-Nissan-Mitsubishi.

Carlos Ghosn, Presidente do Conselho de Administração e CEO da Renault-Nissan-Mitsubishi, afirmou: «A nossa abordagem de inovação irá permitir-nos investir e colaborar com startups e empreendedores do sector da tecnologia, que irão beneficiar da escala global da Aliança. Este novo fundo reflete o espírito colaborativo e a mentalidade empreendedora que estão no cerne da Aliança».

O novo fundo é único, uma vez que proporciona aos potenciais parceiros acesso à escala e âmbito globais da Renault-Nissan-Mitsubishi, que vendeu mais de 10 milhões de veículos em 2017, através de 10 marcas diferenciadas e com presença em todos os principais mercados do sector automóvel.

A Alliance Ventures irá investir em startups para trazer novas tecnologias e empresas para a Aliança, assegurando um retorno financeiro justo. O fundo irá efectuar investimentos estratégicos em todas as fases das startups e irá apoiar novos empreendedores no sector automóvel e estabelecer novas parcerias.

A primeira transacção da Alliance Ventures será um investimento estratégico na Ionic Materials, uma empresa promissora com sede nos EUA que desenvolve materiais para baterias de estado sólido sem cobalto. A aquisição de acções coincide com a celebração de um acordo de desenvolvimento conjunto com a Aliança para fins de cooperação em matérias de I&D. A Ionic, com sede em Massachusetts, é a criadora de um electrólito de polímero sólido pioneiro que proporciona um melhor desempenho e rentabilidade de baterias de elevada densidade energética para o sector automóvel e várias outras aplicações.

Ao fazer estes investimentos, a Alliance Ventures irá ajudar a identificar e apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias para potencial utilização pelos membros da Aliança. Estas iniciativas estão em conformidade com os objectivos do plano de médio prazo Alliance 2022, que pretende fortalecer a cooperação e duplicar as sinergias anuais geradas pela Nissan, Renault e Mitsubishi Motors para mais de 10 mil milhões de euros até ao final de 2022.

O investimento de capital de risco inicial de 200 milhões de dólares surge como complemento ao total anual de mais de 8,5 mil milhões de dólares em investimentos em Investigação e Desenvolvimento efectuados pelos membros da Aliança.

A Alliance Ventures será liderada por François Dossa, que tem mais de 20 anos de experiência no domínio da banca de investimento e seis anos de experiência na Aliança, onde até agora era o diretor-geral da Nissan Brasil. A equipa da Alliance Ventures irá também tirar partido das competências e oportunidades de negócio identificadas por uma equipa multifuncional de peritos da Nissan, da Renault e da Mitsubishi.

Esta iniciativa complementa a estratégia da Aliança em matéria de incremento de receitas, economia e controlo de custos em áreas que incluem a electrificação, sistemas de condução autónoma e conectividade do automóvel. Até ao final do respetivo plano estratégico, a Aliança irá lançar 12 modelos totalmente eléctricos, utilizando componentes e plataformas de automóveis eléctricos comuns a todas elas, irá colocar no mercado 40 automóveis com tecnologia de condução autónoma e desenvolver serviços de mobilidade com veículos robô.

A Alliance Ventures irá definir áreas de inovação e mercados geográficos para investimento, em colaboração com as suas equipas de engenharia avançada e investigação, e irá recrutar peritos em capital de risco para desenvolver a plataforma. É esperado que partilhem localizações em Silicon Valley, Paris, Yokohama e Pequim, próximo dos centros de investigação e tecnologia das empresas associadas da Aliança, bem como de áreas com fortes ecossistemas de inovação.

A Nissan (40%), a Renault (40%) e a Mitsubishi Motors (20%) irão financiar conjuntamente a entidade, que contará com um comité de investimento exclusivo para tomada de decisões de investimento e monitorização do respectivo desempenho.

"Esta iniciativa de investimento foi concebida para atrair para a Aliança as mais promissoras startups tecnológicas do sector automóvel”, afirmou Carlos Ghosn.

Como parte do plano estratégico Alliance 2022, a Renault-Nissan-Mitsubishi prevê que as receitas conjuntas das empresas associadas irão atingir os 240 mil milhões de dólares e que o volume de vendas anuais ultrapasse os 14 milhões de automóveis até ao final de 2022.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.