ZF Aftermarket pontua com com kits Sachs

29 junho 2020
3min.

A ZF Aftermarket comercializa uma gama líder de mercado de kits completos prontos a montar para forquilhas de desengate da embraiagem. Com estes kits da marca Sachs, da ZF Aftermarket, as reparações do sistema podem ser feitas com relativa rapidez.

---

Não há nada que os operadores de veículos comerciais mais receiem do que longos períodos de paragem devido a reparações. Se o sistema de embraiagem estiver avariado, poderá ser necessário um trabalho de reparação demorado e dispendioso.

As embraiagens dos veículos comerciais estão sujeitas a cargas pesadas. A utilização da forquilha de desengate com cada accionamento da embraiagem leva a um desgaste pesado da forquilha, eixo e rolamento. A longo prazo, isto pode resultar num accionamento unilateral da embraiagem ou não atingir completamente a trajectória de desengate. As consequências podem incluir um maior desgaste do rolamento ou dificuldades na troca de mudanças da caixa de velocidades. O funcionamento correto do sistema de desengate também é essencial para o funcionamento sem falhas das transmissões manuais automatizadas, como o AS Tronic da ZF.

As avarias podem conduzir a longos períodos de paragem e, consequentemente, a custos elevados. Por este motivo, as oficinas de veículos comerciais devem sensibilizar os seus clientes para visitarem a oficina ao primeiro sinal de tais avarias. Se os problemas com o sistema de desengate forem a causa, estes podem ser reparados de forma relativamente rápida e pouco dispendiosa, podendo assim ser evitados, em primeiro lugar, os danos consequentes descritos.

Os especialistas da ZF Aftermarket fazem a distinção entre dois tipos básicos de danos no sistema de desengate. O primeiro tem a ver com o alinhamento descentrado do rolamento de desengate da embraiagem. Quanto ao segundo, prende-se com o desgaste do mecanismo de accionamento exige um aumento da força exercida sobre o pedal a longo prazo.

Se algum destes danos indicar fases avançadas de desgaste, estiver seco, dobrado, desgastado ou partido, o mecanismo torna-se rígido. Embraiagem presa, dificuldades de separação ou um patinar da embraiagem, são as consequências. Devido à falta de força de desengate, a verificação manual do movimento do eixo de desengate não é suficiente. Apenas uma inspecção visual permite uma avaliação clara.

Forquilhas de desengate com a qualidade do equipamento original

Como fornecedor de equipamento original, a ZF também fornece forquilhas de desengate da embraiagem com qualidade do equipamento original ao mercado de pós-venda. Uma das maiores gamas de produtos está disponível no mercado de substituição sob a marca Sachs. A empresa sediada em Schweinfurt, na Alemanha, pode fornecer peças de substituição para mais de metade do parque de veículos comerciais do mundo. A gama inclui forquilhas para as transmissões da ZF, mas também para transmissões de outras marcas. Os kits de peças de substituição com todos os componentes necessários, tais como eixos, vedantes ou parafusos, podem ser particularmente interessantes para as oficinas de veículos comerciais. Estes podem ajudar as oficinas, pois estas poupam tempo na identificação e encomenda de peças, mas também evitam o risco de atrasos nas reparações devido à falta de componentes.

Leia o Nº116 da Revista Eurotransporte AQUI


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.