Covid-19: estudo analisa mobilidade urbana e impacto da pandemia

18 junho 2020
2min.

O estudo terá incidência nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

---

Com o objectivo de caracterizar a mobilidade da população e o impacto geográfico da Covid-19 nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto vai ser realizado um estudo que será conduzido pelo pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, da Universidade de Lisboa, e que terá também a parceria da Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova Lisboa, Faculdades de Farmácia e de Medicina da Universidade de Lisboa, Administração Central do Sistema de Saúde, contando ainda com apoio das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

O COMPRI_MOv, como é designado, permitirá não apenas identificar as áreas de risco a partir da intensidade de fluxos, motivações e padrão geográfico e a respectiva relação com as dinâmicas demográficas, socioeconómicas e epidemiológicas, mas também construir um sistema de monitorização para prestar apoio à decisão da evolução da pandemia.

Uma das suas componentes consiste na identificação das alterações dos modos de utilização dos transportes públicos e na identificação dos principais nós de concentração de passageiros, após a primeira vaga da pandemia.

O COMPRI_MOv será desenvolvido no âmbito de uma candidatura a projectos para soluções inovadoras de resposta à pandemia da Covid-19, criado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e assume particular relevância uma vez que a mobilidade da população, com a consequente retoma das actividades, é fundamental para conhecer a propagação da pandemia.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.