Condução conectada mais perto da realidade total

18 maio 2020
3min.

O Projecto 5G NetMobil que várias empresas estão a levar a cabo sob a batuta do governo alemão, é mais um marco histórico no caminho para a condução totalmente conectada. Este projecto desenvolve soluções de comunicação em tempo real para aumentar a segurança e a eficiência na condução.

---

Mais seguro, mais conveniente e mais ecológico, os veículos conectados que conseguem comunicar com a infraestrutura/berma da estrada em tempo real reduzem as emissões e o risco de acidentes. Essa comunicação requer uma ligação de dados estável e fiável, fornecida por 5G de elevada performance, a nova tecnologia sem fio de quinta geração para redes móveis, ou por alternativas com base em Wi-Fi (ITS-G5). Dezasseis instituições de pesquisa, médias empresas e grandes ‘players’ têm vindo a trabalhar no projecto de pesquisa 5G NetMobil com esse objetivo, ao longo dos últimos três anos.  Após esse período, estes parceiros apresentam agora os resultados, que vão permitir alcançar grandes avanços para uma nova era na mobilidade.

“Com o projeto 5G NetMobil, alcançamos marcos decisivos no caminho para uma condução totalmente conectada e estamos a demonstrar como as modernas tecnologias de comunicação podem tornar o tráfego rodoviário mais seguro, eficiente e económico, tudo ao mesmo tempo”, explica Thomas Rachel MdB, secretário de estado parlamentar no Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha. O seu ministério financiou este projecto de pesquisa com 9,5 milhões de euros. As bases do projecto nas áreas de redes, segurança e protocolos de comunicação sustentam os esforços para padronizar especificações, desenvolver novos modelos de negócios e acelerar os primeiros ciclos de produção dos parceiros.

O resumo deste projeto de pesquisa passou por encontrar soluções para os principais desafios da comunicação automóvel em tempo real. Há uma boa razão para isso: a comunicação directa V2V e V2I deve ser à prova de falhas, com altas taxas de dados e baixa latência, para que uma condução totalmente conectada se torne realidade. Contudo, o que acontece se a qualidade da ligação de dados mudar, deixando menos largura de banda disponível para comunicação direta V2V? Os especialistas desenvolveram um conceito ágil de "qualidade de serviço" para detectar alterações na qualidade da rede fornecida e alertar as funções de condução conectadas de acordo com isso.

 bosch_5gnetmobil_3

Dessa forma, a distância entre veículos num pelotão pode ser aumentada automaticamente quando a qualidade da rede diminui. Outro ponto importante desta pesquisa foi dividir a principal rede móvel em redes virtuais discretas (repartidas). Uma sub-rede separada está agora reservada para funções críticas de segurança, como por exemplo, alertar os motoristas relativamente a peões num cruzamento. Essa proteção garante que a comunicação de dados para essas funções esteja sempre activa.

Este projecto fez também significativas contribuições à comunicação híbrida, onde a conecxão mais estável - a tecnologia de rede móvel ou uma alternativa baseada em Wi-Fi - é usada para impedir que a ligação de dados caia enquanto o veículo estiver em movimento.

Leia o Nº115 da Revista Eurotransporte AQUI


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.