Actualização – CE altera circulação de pesados ao fim de semana

28 março 2020
3min.

Em virtude das alterações sistemáticas causadas pelo COVID-19, a CE de Transportes da UE emitiu uma circular com alterações sobre a circulação de veículos pesados de mercadorias durante os fins-de-semana nos seus Estados-Membros.

---

A Comissão Europeia para a Mobilidade e Transportes na EU, continua a trabalhar neste momento de crise, para ver aplicado em todos os seus Estados-Membros as derrogações e alterações à circulação de veículos pesados de mercadorias. Ontem (27/3), a CE voltou a solicitar a todos os países da Europa, alterações à circulação aos fins-de-semana para veículos pesados de mercadorias. A Eurotransporte teve acesso ao documento que a CE fez chegar a Portugal, onde constam os países que já aderiram ao solicitado pela CE e informa os motoristas de como podem encontrar as estradas europeias, nomeadamente quanto às alterações temporárias agora aplicadas.

ALEMANHA

As autoridades alemãs anunciaram no final do dia de ontem (27/3) o levantamento das restrições à circulação de fim-de-semana (domingo das 00h00 às 22h00) para os veículos pesados que transportem produtos de higiene e alimentos de longa duração (produtos com prazo de validade longo) e que circulem nos estados da Baviera, Renânia do Norte-Vestefalia, Saxônia e Naixa-Saxônia.

AUSTRIA

Encontram-se, a partir de hoje (28/3) suspensas as restrições de circulação aos fim-de-semana, para veículos pesados até novas informações.

ESPANHA: PAÍS VASCO e CATALUNHA

A Espanha (incluindo Catalunha e País Vasco), acatou as indicações da CE e levantou algumas das restrições à circulação que estavam em vigor entre o dia 14/3 e o dia 28/3. As restrições que foram levantadas para os fins-de-semana, dizem respeito a:

- Carga geral +ADR e Transporte Especial. Continua, contudo a ser obrigatório os circuitos específicos à carga ADR e ao Transporte Especial.

FRANÇA

As restrições à circulação de fins-de-semana (das 22 de sábado às 22 de domingo) foram levantadas. Esta excepção que já estava em vigor desde 21 de Março, foi agora prolongada até 20 de Abril.

ITÁLIA

O Ministério das Infraestruturas e Transportes da Itália, país europeu mais fustigado pelo Covid-19, assinou mesmo um decreto a suspender as proibições de tráfego de veículos pesados de mercadorias com peso total máximo superior a 7,5 toneladas, em todas as estradas fora das áreas urbanas, até informação em contrário. Esta medida aplica-se a veículos em tráfego internacional.

HUNGRIA

As autoridades húngaras aceitaram levantar as restrições à circulação de veículos pesados de mercadorias aos fins-de-semana, até informação em contrário.

REPÚBLICA CHECA

Tal como tem estado a acontecer noutros países, o governo checo já anunciou o levantamento das restrições à circulação nas autoestradas e estradas de classe I, durante os fins-de-semana, a pesados de mercadorias. Esta medida estará em vigor enquanto durar o estado de emergência no país.

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.